Ajufe recebe homenagem da Câmara dos Deputados pelos seus 38 anos

    Sesso_Solene_38_anos_da_AjufeA Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) foi homenageada nesta sexta-feira (3), em Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em comemoração ao seu 38º aniversário. O requerimento para a realização da Sessão foi solicitado pelo deputado federal Geraldo Pudim (PR-RJ), que além de presidir a Sessão, discursou sobre a atuação da Associação.

    O deputado fez um breve relato sobre a história da Ajufe, ressaltando a importância do trabalho exercido pela magistratura federal brasileira, em prol da liberdade, da democracia, da justiça social e da cidadania plena. Pudim destacou, ainda, a parceria da Ajufe com o Congresso Nacional, sobretudo com a Câmara dos Deputados.

    “Elaborada por ilustres magistrados, um projeto que reforma o Poder do Judiciário foi apresentado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania desta Casa, na Emenda Constitucional nº 45 de 2004, que instituiu a reforma do Judiciário, e escrevem-se expressivas contribuições da Ajufe quanto à reestruturação administrativas de segundo grau dos tribunais de segunda instância”, discursou o deputado federal. O parlamentar destacou, ainda, que durante a Assembleia Nacional Constituinte a Ajufe teve atuação notável, obtendo êxito em muitas das propostas que apresentou.

    “Embora não seja um magistrado, sou capaz de reconhecer que a Associação aqui homenageada tem como permanente luta o fortalecimento do Poder Judiciário e de seus integrantes; pelo aperfeiçoamento do Estado democrático de Direito; pela plena observância dos direitos humanos; pela defesa dos interesses da categoria em âmbito nacional; pelo permanente debate das questões institucionais e pela divulgação de um trabalho de cunho científico que tanto enriquece o estudo de nosso ordenamento jurídico”, salientou Geraldo Pudim.

    O deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA), que foi presidente da Ajufe no biênio 2000-2002, também participou da Sessão Solene. Em seu discurso, ele citou o primeiro projeto de iniciativa popular em 2001, ocasião na qual o deputado era o presidente da Associação. Sobre os 38 anos da Ajufe, o deputado afirmou que “podemos ver o trânsito histórico da Associação correspondendo num certo sentido à própria trajetória da magistratura brasileira. A Ajufe que, embrionariamente era vocacionada para ser uma entidade associativa, cultural, assistencial se tornou no que é hoje: um autêntico sindicato da magistratura, uma entidade política da magistratura brasileira”.

    38 anos de história

    O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, teve a oportunidade de falar sobre os 38 anos de trabalho e de história da Ajufe, destacando as dificuldades superadas, as inúmeras conquistas e os constantes desafios da Associação. Wedy também citou as mudanças ocorridas na Justiça Federal, que puderam ser acompanhadas de perto pela Ajufe, que assumiu como protagonista a defesa da magistratura federal. “Num primeiro momento, a atuação tinha por objetivo aproximar os juízes federais. Com o tempo, a linha de atuação tornou-se mais abrangente, e mais próxima dos anseios de toda a sociedade. O crescimento da entidade é mérito de todos os associados”.

    Wedy também destacou a atuação de todos os ex-presidentes que sempre trabalharam em defesa da entidade e de seus associados, fazendo um percorrido pela linha do tempo da Ajufe, desde de sua criação aos dias atuais. “Todos eles merecem o nosso reconhecimento na defesa dos direitos e prerrogativas dos magistrados federais, bem como no trabalho de aproximação do Judiciário Federal com a sociedade, sempre em busca de uma prestação jurisdicional mais célere, humanizada, eficaz e eficiente ao cidadão brasileiro”.

    O presidente da Ajufe destacou também que com a regionalização da Justiça Federal, a Ajufe passou a ter importância estratégica maior, na medida em que ela, a despeito das funções até então assumidas, passou a contribuir para a manutenção do caráter nacional desse segmento no Poder Judiciário. Wedy afirmou, também, que os encontros nacionais da associação “passaram a ser a oportunidade única de reunir, em seu maior número, os juízes federais das cinco regiões”.

    Gabriel Wedy ainda citou as lutas pelas causas federais, a atuação junto ao Congresso Nacional e as bandeiras da Ajufe, dentre elas a luta contra o trabalho escravo, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho e outras instituições. Wedy comentou que “a atual gestão da Ajufe tem procurado responder, com êxito, o difícil desafio de equilibrar a luta pelas questões específicas da magistratura federal com a luta pelas causas de toda a sociedade”.

    Por fim, elencou as recentes conquistas da entidade e reforçou a necessidade da observância do critério de ocupação de vagas, no Superior Tribunal de Justiça, conforme definido na legislação, respeitando-se que juízes federais de carreira ocupem um terço dos cargos existentes, como requerido recentemente pela Ajufe na Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº 4466.

    Texto: Tinna Evangelista
    Revisão: Andréa Mesquita

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org