TRF-2 tranca ação penal contra presidente da CBF

    Em pedido de habeas corpus apresentado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) determinou o trancamento da ação penal em que Ricardo Teixeira é acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. O próprio Ministério Público Federal (MPF), autor da denúncia contra Teixeira, manifestou-se favorável à medida, durante a sessão de julgamento ocorrida no Tribunal, nessa terça-feira (7). 

    O caso começou a ser apurado durante a CPI do Futebol, concluída em 2001. A empresa Sanud, com sede em Liechtenstein, teria enviado para o réu valores através da empresa RLJ, de sua propriedade. De acordo com o MPF, teria havido uma operação ilícita, com a reintrodução no Brasil de recursos que o acusado manteria ilegalmente no exterior. A denúncia, que foi apresentada à Justiça Federal em 07 de maio de 2009, cita duas dessas remessas de dinheiro, uma realizada em 10 de julho de 1996 e a outra em 8 de maio de 1997.

    O desembargador federal Messod Azulay, que proferiu o voto condutor do julgamento na 2ª Turma Especializada do TRF-2, destacou que, nos termos da lei processual, houve a prescrição do crime de evasão de divisas, nesses mais de 12 anos passados entre os fatos e a denúncia apresentada ao juízo de primeira instância. Além disso, especificamente com relação ao crime de lavagem de dinheiro, previsto na Lei nº 9.613/98, o desembargador ponderou que as operações que deram origem ao processo são anteriores à norma. O magistrado lembrou que a lei não pode retroagir para prejudicar o réu, ou seja, ele não pode ser processado e eventualmente condenado por ações que, na época, não eram legalmente referidas como crime.

    A defesa de Teixeira, que nega todas as acusações, pediu o trancamento da ação, sob a alegação de "inépcia da denúncia" e "ausência de justa causa". O pedido foi atendido ontem, em decisão do TRF.

    Fonte: TRF-2 e Folha de S.Paulo

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org