Fraude em exame da Abin tem 21 indiciados

    Fraude em exame da Abin tem 21 indiciados
     
    A Justiça Federal abriu processo contra 21 pessoas por fraude em um concurso público realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em 2008. O processo é o terceiro da Operação Tormenta, deflagrada pela Polícia Federal em agosto contra uma quadrilha que há anos fraudava diferentes concursos públicos.

    Outras duas denúncias do Ministério Público Federal (MPF) relacionadas à operação se tornaram processos e correspondem à fraude na segunda fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizado em 28 de fevereiro de 2010 e à fraude no concurso de agente da Polícia Federal (PF), em 13 de setembro de 2009. A atual denúncia se refere ao concurso para os cargos de oficial e agente de inteligência da Abin, em 12 de outubro de 2008.

    O mesmo grupo é responsável pelas três fraudes e por isso alguns réus desse processo já estão presos, como o advogado Antonio Di Luca e o policial rodoviário federal Maurício Toshikatsu Iyda. Já a mulher de Di Luca, a psicopedagoga Mirtes Ferreira dos Santos, é acusada de liderar a quadrilha junto com o marido e teve a prisão decretada nos outros dois processos.

    No processo da Abin, a PF pediu a prisão de outro policial rodoviário federal, Renato Maia Sciarretta. A Justiça determinou ainda que a oficial de inteligência da Abin Fernanda Leal Dias Mongon - uma das sete pessoas que receberam o gabarito da prova furtada - fosse afastada do cargo. Outras cinco pessoas responderão a processo por participação na fraude do exame.

    Fonte: O Estado de S. Paulo
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org