CCJF: Fernando Pessoa, plural como o universo

    Escritor e seus textos inspiram 'Navegar é preciso', que estreia hoje no CCJF, com homem em busca do sentido da vida

    O escritor português Fernando Pessoa criou cerca de 70 heterônimos, cada qual com suas angústias e alegrias. Na peça "Navegar é preciso", que estreia hoje, no Centro Cultural Justiça Federal, esse espírito inquieto e criativo é espelhado na vida de um homem que, fechado em seu quarto, tenta entender o sentido da vida.

    Motivado pela frase "O universo não é meu: sou eu", de Pessoa (sob o pseudônimo de Bernardo Soares), Afonnso Drumond que além de ter escrito o roteiro, protagoniza o espetáculo mergulhou numa pesquisa de dois anos que foi marcada por viagens a Portugal.

    “Fiz um profundo estudo sobre a obra e a vida deste complexo e instigante artista. Entrei no universo de Pessoa, que, além de todas as obras conhecidas, deixou numa arca em seu quarto com mais de 25 mil originais”, explica Drumond.

    Depois de selecionado o material, Afonnso se reuniu com o diretor Delson Antunes para escrever o texto final.

    “Como a ação dramática busca o conflito, minha primeira atitude é descobrir onde ele está. Com Fernando Pessoa foi fácil, ele é totalmente conflitante. Tanto que, sozinho, não deu conta de si e precisou se multiplicar”, completa Delson, que em sua carreira já levou para os palcos as palavras de Caio Fernando Abreu, Bertold Brecht e Mario Quintana.

    Na peça, um homem passa 24 horas tendo apenas uma janela de contato com o mundo. Como Pessoa, ele também mostra uma personalidade complexa e a necessidade de obter respostas sobre tudo. Nesse clima, o personagem caminha por questões pessoais, sendo muitas vezes interrompido ou até mesmo completado por seu duplo, interpretado por Fabrício Polido.

    Achamos fundamental ter o duplo para ressaltar alguns pontos de crise. Como disse Pessoa: "O diálogo é um monólogo de dois". “Vale lembrar que todas as falas são costuras de fragmentos e de textos completos do autor”, finaliza Delson.

    Fonte: O Globo
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org