Seção Judiciária de Rondônia promoveu o III Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental

    III_SEJAUAconteceu nos dias 02 e 03 de dezembro o III Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental, promovido pela Seção Judiciária de Rondônia e coordenado pela juíza federal Carmen Elizangela Dias Moreira de Resende.  A intenção de encontro foi promover a exposição de ideias e mostrar as práticas jurídicas implementadas no âmbito do Poder Judiciário e de órgãos afins, procurando realçar a eficiência tanto do Poder Judiciário quanto de outras agências institucionais que operam com o Direito.  

    A jornada de debates e palestras na Justiça Federal contou com a participação do secretário-geral da Ajufe, juiz federal da 32ª vara federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais José Carlos Machado Junior, que proferiu a palestra cujo tema foi “A Eficiência na Administração da Justiça”. O seminário foi aberto pelo juiz diretor do foro, Herculano Martins Nacif, e pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, desembargador federal Leomar Barros Amorim de Sousa.

    III_SEJAU_2O objetivo do evento foi fazer com que as instituições judiciárias acompanhem as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que hoje são vivenciadas pela comunidade rondoniense, procurando colocar o serviço prestado pela Justiça no mesmo ritmo e nível de desenvolvimento que envolve a capital. Por isso a realização anual do debate em torno de grandes temas jurídicos com o objetivo de enriquecer a visão e a experiência jurídicas dos operadores de direito que prestam serviço à comunidade local.

    O seminário contou, ainda, com as palestras “Administração da vara e do processo”, do juiz federal Novély Vilanova da Silva Reis, da 8ª vara do Distrito Federal; “A Justiça Rápida e Itinerante: um caso de amor pelo jurisdicionado”, do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia; “Simplificação de procedimentos e perícias no Juizado Especial Federal”, do juiz federal Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto, da 2ª vara da Seção Judiciária do Estado do Acre; “Administração da Justiça”, da desembargadora federal do trabalho, Maria Cesarineide se Souza Lima, presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e “Questões práticas sobre o tratamento destinado às entidades públicas na condição de partes nos Juizados Especiais Federais”, do juiz federal substituto Alexandre Henry Alves, da 4ª vara do JEF/RO.  

    O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Olindo Menezes, participou do encerramento do Seminário e da inauguração da subseção de Guajará-Mirim. Acadêmicos do curso de direito, operadores do direito e servidores do poder judiciário também participaram da tertúrlia jurídico-literária e como ingresso doaram dois quilogramas de alimentos não-perecíveis, além de receber certificado de participação.

    Texto: Tinna Evangelista, com informações da Seção Judiciária de Rondônia
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org