Criação de novos cargos de juizes será apreciada pelo STJ

    O anteprojeto para a criação de 225 novos cargos de juizes nas 74 Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais, os JEFs, será votado pelo Superior Tribunal de Justiça nesta semana. A informação foi dada pelo presidente, ministro Ari Pargendler, durante a abertura do VII Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais, Fonajef, na Escola da Magistratura Federal.

    Ouça matéria da Rádio STJ

    A idéia nasceu no último Fórum, foi aprovado pelo Conselho da Justiça Federal e depois do STJ seguirá para o Congresso Nacional. Essa alternativa irá desafogar os Juizados Especiais Federais que já alcançaram a marca de dois milhões e quinhentos processos. Tanta demanda, requer que essa instância seja melhor estruturada, afirmou o ministro Ari Pargendler.

    A estruturação dessas Turmas Recursais é um dos temas que será discutido durante o Fórum, promovido pela Associação dos Juizes Federais do Brasil, Ajufe. O presidente da instituição, Gabriel Wedy, destacou que os novos cargos não geraram gastose e irá melhorar o acesso a justiça para inúmeros cidadãos. 

    É preciso quebrar paradigmas, ressaltou o coordenador do Fonajef, o juiz Tourinho Neto.

    Durante o evento, o ministro Gilmar Mendes, fez um histórico do processo de criação dos juizados especiais federais, que durante a semana de conciliação realizaram 10 mil audiências e fizeram 6700 acordos.

    O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto e juiz Reynaldo Soares, da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, além de outras autoridades, também, participaram do Fórum que se estenderá até quarta-feira, dia 15.

    Fonte: STJ

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org