Presidente da Ajufe participa do Seminário sobre "Lavagem de Dinheiro e Cooperação Jurídica Internacional"

    O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, participou, nesta manhã (16), da abertura do Seminário sobre "Lavagem de Dinheiro e Cooperação Jurídica Internacional", no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. O encontro, promovido pelo Ministério da Justiça, reunirá, hoje e amanhã (16 e 17), advogados e integrantes dos poderes Executivo e Judiciário para debater os temas em questão.
     
    Segundo Wedy, "o crime de lavagem de dinheiro é altamente nocivo à sociedade e tem caráter transnacional, por isso a importância de um trabalho conjunto, de cooperação internacional, para que se encontrem soluções eficazes ao combate desse ilícito, que tem relação direta com o crime organizado".
     
    Temas
     
    Uma das questões a serem discutidas diz respeito ao destino dos bens apreendidos em operações policiais. Atualmente, eles ficam em depósito até o final da fase de recursos nos processos. ”Isso pode durar até uma década”, afirma o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do MJ, Ricardo Saadi.
     
    Outro ponto importante das discussões é a extinção de domínio, uma ação civil do Estado contra pessoas que apresentam bens acima de sua renda. Ele cita que a Colômbia tem experiências de sucesso nesse sentido. “Trata-se de um passo importante no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”, explica.
     
    “Essa é, inclusive, uma das ações prioritárias da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) para 2011: elaborar um projeto de lei que regulamente a extinção de domínio”, salienta o diretor do DRCI.
     
    Na segunda linha do debate está a cooperação jurídica internacional, tema de um dos painéis. Atualmente, o Brasil não tem uma lei que regulamente a parceria com outros países e as ações nacionais são feitas com base em uma resolução do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Isso dificulta nossas parcerias internacionais porque os estrangeiros não entendem a razão pela qual os processos semelhantes tem trâmites diferentes e com prazos distintos”, lamenta Saadi.
     
    Outro tema que estará em debate é também um dos mais polêmicos: o limite da responsabilidade dos advogados na lavagem de dinheiro. Saadi explica que a lavagem de dinheiro depende de uma engenharia complexa para burlar a lei, que geralmente é desenhada por advogados e contadores. A questão é que muitos advogados argumentam que atuam de acordo com sua profissão enquanto outros acreditam que essa atuação configura adesão à atividade criminosa.
     
    “Queremos jogar uma luz sobre esses temas, que são polêmicos e sobre os quais ainda não há muita regulamentação legal. Essa reunião de atores do executivo, judiciário, membros do Ministério Público e advogados é importante para conhecer o que cada um pensa e começar a buscar pontos comuns”, esclarece o diretor da DRCI.

    Texto: Andréa Mesquita, com informações do Ministério da Justiça
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org