TRF-2 inaugura sistema de processo digital

    O Tribunal Federal da 2ª Região, com sede no Rio de Janeiro, inaugurou no dia 16 de dezembro o sistema de processo digital. A primeira decisão em autos digitais foi proferida pelo desembargador federal Guilherme Calmon. “Trata-se da fase de virtualização dos recursos e demais procedimentos de competência de Corte Federal”, disse o desembargador, para quem a medida vai trazer mais agilidade e celeridade à solução dos conflitos.

    A prioridade para a implantação do processo judicial digital foi determinada pela Portaria 997/2009, assinada pelo presidente do TRF-2, desembargador federal Paulo Espírito Santo. Para ele, mais do que uma evolução, a virtualização supre uma necessidade da Justiça Federal, causada pelo aumento da demanda. “Em 1970, éramos cerca de 70 milhões de brasileiros. Passados apenas 40 anos, somos quase 200 milhões. Precisamos da tecnologia, da criatividade e de muita disposição para o trabalho, para darmos conta dessa demanda que não para de crescer”.

    As vantagens do processo virtual são a facilidade de consulta dos autos e a simplificação dos procedimentos, o que garante economia para os cofres públicos, redução do impacto ambiental que os processos em papel causam e, principalmente, agilidade para os jurisdicionados. Isso porque a digitalização das peças processuais e a publicação na internet permite um ganho efetivo no tempo de processamento.

    O TRF-2 destacou que o sistema garante a vista simultânea dos autos pelas partes, ou seja, não é mais preciso que o juiz conceda prazos para que uma parte, após a outra, retire o material para consulta. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-2.

    Fonte: Conjur

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org