Presidente Lula assina promoção do juiz Fausto De Sanctis ao TRF-3

    De_Sanctis_2Presidente Lula assina promoção do juiz De Sanctis ao TRF-3

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na última quarta-feira (29) o decreto de nomeação do juiz federal Fausto Martin De Sanctis para o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A demora causou polêmica porque outra vaga para o tribunal que seria preenchida depois, foi assinada antes pelo presidente.

    A promoção do juiz, atual titular da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal em São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, foi publicada na edição dessa quinta-feira (30) do Diário Oficial da União.

    De Sanctis assume o cargo de desembargador na vaga decorrente da desembargadora Anna Maria Pimentel, que se aposentou. Com a promoção do juiz De Sanctis, a 6ª Vara Federal de São Paulo ficará a cargo do juiz substituto Marcelo Costenaro Cavali até que seja aberta a vaga e juízes interessados se candidatem a assumi-la.

    A vara comandada por Fausto De Sanctis é uma das mais importantes do país no combate ao crime organizado. Nela tramitam alguns dos mais polêmicos processos penais decorrentes de operações da Polícia Federal contra crimes do colarinho branco — como as ações relacionadas à Operação Satiagraha, que investigou supostos crimes cometidos pelo banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity; à Operação Perestroika, que apurou o possível uso do Corinthians pelo fundo MSI para lavagem de dinheiro; e à Castelo de Areia, que apontou supostos delitos cometidos por executivos da construtora Camargo Corrêa.

    Pela relevância dos envolvidos nas operações, o juiz De Sanctis passou a ser alvo da defesa dos réus, que o acusaram de parcialidade nos julgamentos.

    Em recursos ao TRF-3 e aos tribunais superiores, os advogados de Daniel Dantas e dos executivos da Camargo Corrêa e do fundo MSI tentaram afastar o juiz dos processos ou anulá-los. Nos três casos, obtiveram liminares suspendendo a tramitação das ações por vários meses, o que impediu De Sanctis de julgá-las. O processo em que Dantas é acusado de lavagem de dinheiro, por exemplo, só pôde ser retomado há duas semanas, quando o TRF decidiu que ele seria mantido na 6ª Vara.

    Fonte: Consultor Jurídico
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org