Juiz morre nos EUA em atentado que fez seis vítimas

    A deputada americana Gabrielle Giffords foi baleada na cabeça neste sábado (8/2) durante um encontro com eleitores em Tucson, no Arizona, Estados Unidos. Jared Lee Loughner é suspeito de ser o autor dos disparos que feriu a democrata e matou seis pessoas, entre elas o juiz federal John Roll e uma menina de nove anos de idade. Outras doze pessoas ficaram feridas na correria após o início do tiroteio. As informações são da agência Reuters.

    Loughner está sob custódia federal, mas os investigadores ainda buscam um motivo para o tiroteio e por um possível cúmplice do crime. Segundo a Reuters, o suspeito abriu fogo com uma pistola semiautomática do lado de fora de um supermercado e foi contido por duas pessoas após o tiroteio.

    O delegado do Condado de Pima, Clarence Dupnik, afirmou à agência que Loughner “tem um passado um pouco problemático e nós não estamos convencidos de que agiu sozinho”. Ele disse que o suspeito fez ameaças de morte anteriormente, não contra Gabrielle, mas, mesmo assim, acredita que a própria deputada era o alvo do tiroteio. “Tudo o que posso dizer é que essa pessoa pode ter problemas mentais”, acrescentou.
    Segundo a Reuters, a Polícia de Pima informou no começo deste domingo (9/1) que as autoridades ainda buscam um segundo homem "possivelmente cúmplice do suspeito", que foi filmado por uma câmera de segurança próximo à cena do tiroteio.

    Questão política

    Devido ao tiroteio, congressistas adiaram uma votação sobre a reforma do sistema de saúde nos Estados Unidos. Cogita-se a hipótese de que o ato criminoso contra Gabrielle teve motivação política. A parlamentar já tinha alertado anteriormente que recebeu ameaças contra sua vida e de vandalismo em seu gabinete devido ao momento político conturbado.

    Em vários vídeos postados no YouTube, uma pessoa que comenta sob o nome de Jared Lee Loughner critica o governo, a religião e pede uma nova moeda. A Reuters não soube dizer se essa pessoa é o suspeito do crime. “O governo está fazendo controle da mente e lavagem cerebral nas pessoas controlando a gramática. Não! Não vou pagar meus deveres com uma moeda que não é apoiada pelo ouro e pela prata. Não! Eu não confio em Deus!”.

    Em sua biografia no YouTube, o autor do post escreveu que estudou em escolas da região de Tucson e que seus livros favoritos eram Minha Luta, de Adolf Hitler, O Manifesto Comunista, de Karl Marx, e Um Estranho no Ninho, de Ken Kesey.

    O presidente Barack Obama colocou o diretor do FBI, Robert Mueller, a cargo da investigação. A polícia do congresso americano pediu para que os congressistas “tomem precauções sensatas e prudentes em sua segurança pessoal”. A maioria deles ainda está desprotegida do lado de fora do Capitólio, de acordo com a Reuters, com exceção dos líderes da Câmara dos Deputados e no Senado.

    Estado grave

    Gabrielle foi atingida uma vez na cabeça e a bala "saiu pelo outro lado", de acordo com um cirurgião do hospital de Tucson, para onde ela foi levada para procedimentos médicos, e está em estado grave. “O que eu posso dizer a vocês agora é que estou muito otimista quanto à recuperação dela”, afirmou o médico Peter Rhee, diretor médico da unidade de trauma e terapia intensiva do hospital. “Não podemos dizer que tipo de recuperação, mas estou tão otimista quanto se pode estar nesse tipo de situação”, acrescentou.

    A deputada democrata era a anfitriã do evento “O Congresso na Sua Esquina” – série de encontros públicos para dar aos seus eleitores uma chance de falar diretamente com ela. Foi nesse momento que o suspeito a atacou, a uma distância de cerca de 1,2 metro, de acordo com relatos da imprensa americana.

    A MSNBC, citando autoridades e testemunhas, afirmou que o suspeito se aproximou de Gabrielle por trás, disparando pelo menos 20 tiros nela e em outras pessoas na multidão. Inúmeras pessoas fizeram uma vigília do lado de fora do hospital de Tucson, pedindo pela vida da deputada e das outras vítimas.

    Fonte: Conjur
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org