Estado de Minas divulga iniciativa da Ajufe de sugerir a Dilma nomes para o Supremo

    estado-de-minas-logo-pdO jornal Estado de Minas, do grupo Diários Associados, divulgou ontem (17) na edição eletrônica, matéria a respeito da iniciativa da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) de sugerir à presidenta Dilma Rousseff seis nomes de juízes federais para ocupar a 11ª vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Eros Grau.   

    Confira a matéria:

    Ajufe envia à Dilma Rousseff lista de indicados para vaga no STF


    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) enviou à presidente Dilma Rousseff uma lista com a indicação de seis nomes para ocupar a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), no lugar de Eros Grau, que se aposentou em agosto de 2010. A mesma lista foi enviada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho do ano passado, mas a nomeação do 11º ministro não aconteceu até o final de seu mandato. Segundo a entidade, a lista contém sugestões nomes ''que preenchem os pré-requisitos constitucionais de idade, reputação ilibada e notável saber jurídico''.

    A escolha dos nomes foi feita através de consulta entre os associados da Ajufe. Os juízes indicados foram Fausto Martin De Sanctis, Leomar Barros Amorim de Sousa Odilon de Oliveira, Reynaldo Soares da Fonseca, Ricardo César Mandarino Barreto e Teori Albino Zavascki.

    O nome de Fausto de Sanctis se tornou conhecido dos brasileiros quando ele determinou a prisão do banqueiro Daniel Dantas, investigado na operação Satiagraha, da Polícia Federal, em 2008. Ele chegou a pedir a prisão do banqueiro duas vezes, mas Dantas foi solto com dois habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, que era presidente do STF na época.

    A escolha do substituto de Eros Graus cabe a Dilma, que não precisa levar em consideração as indicações feitas pela associação. O nome mais cotado para assumir a vaga era o de Luiz Inácio Adams, mas ele permaneceu no governo, como ministro-chefe da Advocacia-geral da União (AGU). O nome escolhido por Dilma será o décimo primeiro ministro da corte, evitando casos de empate nos julgamentos, como o que ocorreu durante a discussão sobre a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, no ano passado. Na ocasião, cinco ministros foram contra a aplicação imediata da Lei, e outros cinco votaram a favor.

    Fonte: Estado de Minas
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org