TRF-1: Remoção de servidor deve ocorrer após três anos

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu as decisões, em primeira instância, que permitiam que servidores do Ministério Público da União fossem removidos antes do cumprimento do prazo mínimo de três anos de exercício. A corte acatou o pedido da Procuradoria da União da 1ª Região. Segundo a PRU-1, as decisões causavam lesão à ordem administra e à economia pública, pois impediam as nomeações dos candidatos aprovados em concurso público e contrariavam as normas que regem a remoção dos servidores.

    As decisões de primeira instância permitiam que os servidores tivessem preferência na escolha de vagas surgidas na respectiva unidade da federação. O TRF-1 considerou que as decisões invadem a esfera de competência do MPU, no regular exercício das funções de administração, para alterar regra do concurso de remoção. A decisão do tribunal se baseou na Le 11.415/06, que exige tempo mínimo de três anos de lotação no local de origem para que os servidores possam ser removidos.

    A corte considerou, ainda, que as decisões impossibilitavam “a nomeação dos candidatos aprovados no VI Concurso, obstando o provimento dos cargos vagos, em prejuízo ao cronograma do certame e, por conseguinte, aos serviços prestados pelo MPU”. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF.

    Fonte: Conjur
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org