TRF-1: Empresa receberá da Funai por serviços de transporte aéreo

    A União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) recorreram ao Tribunal Regional Federal da 1.ª Região contra decisão da Justiça de primeiro grau de Marabá/PA favorável à Carajás Taxi Aéreo, que conseguiu provar ser credora de R$ 157.490,59, por ter prestado serviços de transporte aéreo de indígenas, nos anos de 1998 e 1999.

    A União e a Funai afirmam que não houve licitação para a realização do serviço feito pela empresa aérea. “A regra geral é de que este tipo de contrato deve ser formalizado, sendo nulo contrato verbal celebrado com a administração pública (...)”, alegação das apelantes.

    De acordo com o relatório do desembargador federal João Batista Moreira, conforme esclarecido pelo juiz de 1.º grau, em nenhum momento a fundação ou a União negaram a realização do transporte, não afirmaram ter pago a dívida, tampouco não “juntaram recibos ou documentos que comprovassem a quitação”.
    O relator João Batista Moreira, em seu voto, diz ter sido provado nos autos que os serviços foram solicitados pela Funai e autorizados por seu administrador regional, “constando das solicitações os valores devidos e a data dos voos realizados”.

    O desembargador ressaltou, ainda, trechos que fundamentaram a sentença, entre eles: “é bastante provável que não existiu procedimento licitatório para a contratação da autora (empresa aérea), especialmente porque os valores individualmente considerados não ultrapassam o teto legal a partir do qual se dispensa a formalidade e porque muitos transportes envolviam a remoção de índios enfermos e, por conseguinte, eram urgentes, consoante demonstram (...) os documentos (...)”.

    Em consonância com a sentença, o voto do relator do recurso explica que a “ausência de licitação não afasta a obrigação de a Administração pagar pelos serviços efetivamente prestados (...)”.

    Nos termos do voto do desembargador João Batista Moreira, a Quinta Turma do TRF/ 1.ª Região, por unanimidade, negou provimento à apelação da Funai e da União.

    Fonte: TRF-1
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org