Novo presidente da Ajufemg afirma que criação do TRF de Minas deve ser bandeira de todos os mineiros

    index_05_01_01A Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg) está sob novo comando. O juiz José Carlos Machado Júnior, que é secretário-geral da Ajufe, foi eleito presidente da entidade em eleição ocorrida no último dia 14 de dezembro, por meio de chapa única (Chapa "União e Trabalho"). José Carlos já presidiu a entidade no biênio 2005/2006. “É uma honra retornar à Presidência da Ajufemg, após quatro anos, ciente de que o trabalho associativo deve ser uma contribuição constante de todo magistrado. Cada presidente e cada diretor que por aqui passaram contribuíram para o crescimento e para a atuação associativa”, disse o juiz.

    Embora tenham assumido formalmente a direção da Ajufemg no último dia 6 de janeiro, será realizada, em breve, uma solenidade de posse dos novos integrantes da Associação. A intenção do juiz José Carlos é a que a cerimônia ocorra em fevereiro (em dia ainda a ser definido), juntamente com uma reunião descentralizada da diretoria da Ajufe. Convite neste sentido já foi feito ao presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, que parabenizou a nova direção da Ajufemg e afirmou que a associação mineira terá na Ajufe uma grande parceira na defesa dos direitos e prerrogativas dos colegas de Minas Gerais.

    “Estão de parabéns os colegas de Minas Gerais pela escolha da nova diretoria da Ajufemg, extensivo aos colegas que deixam agora a associação, o que faço em nome do colega Ivanir, agora em Tabatinga. Parabenizo especialmente o presidente eleito José Carlos Machado Júnior que é realmente talhado para o cargo com a experiência que tem de ex-presidente da Ajufemg, diretor da Ajufer, ex-candidato a presidente de nossa associação nacional e um grande secretário-geral na atual gestão, tendo como característica principal a maturidade política, o espírito agregador, o comprometimento com a magistratura e a grande capacidade para a atuação político-associativa, trabalhando diuturnamente em defesa de nossa Ajufe”, afirmou Wedy.

    Metas e bandeiras

    A principal bandeira da nova gestão da Ajufemg é garantir a criação de um Tribunal Regional Federal em Minas Gerais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 544), em tramitação na Câmara dos Deputados, prevê a criação de quatros novos TRFs. Além de Belo Horizonte, a PEC contempla Curitiba (PR), Manaus (AM) e Salvador (BA). “É preciso que todos os mineiros se envolvam nessa luta e estejam comprometidos com a criação do TRF de Minas Gerais”, enfatizou o juiz José Carlos, que já solicitou audiências com o novo governador do Estado, Antonio Anastasia; com o senador eleito Aécio Neves (PSDB); e com a representação da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Brasília, a fim de aproximar a Associação dos novos parlamentares mineiros eleitos e reeleitos para o Congresso Nacional.

    Outro objetivo da nova direção da Ajufemg é instalar e estruturar as novas Varas Federais destinadas a Minas Gerais pela Lei nº 12.011/2009, assim como as novas Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais (JEFs) no Estado. A Ajufemg tem atualmente 100 associados e uma das metas da nova diretoria é ampliar esta base.

    Agradecimentos

    O juiz José Carlos Machado Júnior afirmou, também, que as recentes gestões dos juízes André Prado e Ivanir César Ireno Júnior foram períodos de muito trabalho e empenho na Ajufemg, especialmente em relação à criação de um TRF em Minas Gerais e à defesa das prerrogativas dos colegas. "Cada gestão, cada presidente, ao longo de todos esses anos, tem contribuído para o fortalecimento e engrandecimento da Associação".

    O novo presidente da Ajufemg agradeceu aos colegas e associados a confiança e a oportunidade de retornar à Presidência da Associação, e destacou o empenho imediato da nova diretoria em dar início aos trabalhos associativos nos primeiros dias de 2011.  José Carlos destacou, ainda, a importância do apoio dos ex-presidentes da Ajufemg André Prado e Ricardo Machado à Chapa "União e Trabalho", que reuniu todas as correntes associativas de Minas Gerais.

    Parcerias

    A primeira parceria realizada pela nova diretoria mineira foi firmada nessa quinta-feira (28), em Brasília (DF), onde o presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), Roberto Veloso, acolheu o pedido da Ajufemg no sentido de ceder a utilização da estrutura de pessoal e instalações de sua regional aos colegas da diretoria da Ajufemg quando estes estiverem em exercício associativo na capital da República.

    Confira a composição da nova Diretoria da Ajufemg:

    Chapa "União e Trabalho"

    Presidente: José Carlos Machado Júnior
    Vice-Presidente: José Henrique Guaracy
    Vice-Presidente do Interior: Lincoln Rodrigues de Faria
    Secretário-geral: Lincoln Pinheiro Costa
    Tesoureiro: Cláudia Maria Rezende Neves Guimarães
    Diretor de Relações Institucionais: Renato Martins Prates
    Diretor de Interesses dos Inativos: Alexandre Ferreira Infante Vieira
    Diretor Jurídico: Daniel Carneiro Machado
    Diretor Cultural: Cristiane Miranda Botelho
    Diretor de Comunicação Social: Hermes Gomes Filho
    Diretor de Esportes - Grigório Carlos dos Santos

    Texto: Virginia Pardal
    Revisão: Andréa Mesquita
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org