Fábrica de móveis é liberada de registro no CREA (RS)

    A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou recurso interposto pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea/RS) e reconheceu o direito da Universum do Brasil Indústria Moveleira de não efetuar registro junto à autarquia. A decisão unânime foi publicada nesta semana no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região.

    A Universum ingressou com ação na Justiça Federal de Caxias do Sul (RS) solicitando a desconstituição de multa aplicada e para que fosse liberada da exigência de registro no conselho regional, argumentando que se ocupa da industrialização, comércio e exportação de móveis, atividade que não é de exercício exclusivo dos profissionais fiscalizados pela autarquia.

    Após sentença de primeiro grau favorável à indústria moveleira, o Crea/RS recorreu ao TRF-4, alegando que a indústria de mobiliário está sujeita a registro no conselho. No entanto, a desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, relatora do caso na corte, lembrou que a atividade básica da empresa é que determina sua vinculação a conselho profissional específico. Segundo a magistrada, “a fabricação de móveis não está incluída em qualquer das hipóteses legais em que se faz necessária a contratação de profissional de engenharia, arquitetura ou agronomia ou a inscrição da empresa no órgão fiscalizador”.

    AC 2008.71.07.004604-1/TRF

    Fonte: TRF-4
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org