Ajufe critica, em nota, aprovação da PEC 89

    Logo_Ajufe_12A Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE, entidade nacional de representação dos Juízes Federais, vem a público, manifestar-se contra a aprovação, pelo Senado Federal, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 89, de 2003, que dá nova redação aos artigos 93 e 95 da Constituição Federal para permitir a perda do cargo de magistrado por mera decisão administrativa.

    A Ajufe reputa-a uma dos mais infelizes propostas de emenda à Constituição desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988, e uma tentativa de restringir a independência do Poder Judiciário, o que não ocorreu nem mesmo durante os tempos negros da ditadura militar que afligiu nosso país.

    O processo administrativo disciplinar não oferece ao acusado todas as garantias do processo judicial. Em última análise, qualquer representação contra o magistrado, ainda quando venha como mera retaliação por suas decisões, poderá redundar na perda do cargo. Além disso, no processo administrativo, o órgão acusador e o órgão julgador se confundem, em detrimento do devido processo legal.

    A AJUFE entende que os maus magistrados devem ser exemplarmente punidos, mas as soluções fáceis nem sempre são as melhores. A perda do cargo mediante a propositura da ação judicial assegura a independência da magistratura e, de modo algum, impede a adequada punição no processo administrativo disciplinar.

    Os magistrados federais do Brasil confiam que os representantes do Povo Brasileiro discutirão, na Câmara dos Deputados, o tema com maior tranquilidade, sem deixar-se pressionar pelos argumentos rasos e populistas.

    A diretoria da AJUFE continuará atenta e, caso aprovada a PEC, ingressará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) que, com certeza, não permitirá tal violação à Constituição da Constituição Federal.



    Brasília, 8 de julho de 2010.


    Gabriel Wedy
    Presidente da Ajufe

    A diretoria da AJUFE continuará atenta e, caso aprovada a PEC, ingressará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) que, com certeza, não permitirá tal violação à Constituição Federal.

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Outras Publicações
    Informativo AJUFE Comissão Eleitoral

    Conheça o Informativo AJUFE Comissão Eleitoral. A Ajufe criou a Comissão Eleitoral, em 2010, a fim de trabalhar em uma agenda positiva com a proposta de uma maior participação de juízes federais na Justiça Eleitoral, como forma de se propiciar um reforço estrutural desse ramo especializado de Justiça.

    Outras Publicações
    Revista Fonacre

    "Poder Judiciário, Concorrência e Regulação - estudos sobre o Fonacre" reúne artigos de magistrados e advogados sobre o Fórum Nacional da Concorrência e da Regulação - FONACRE. 

    Clique aqui para ter acesso ao conteúdo do livro.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2019

    A Ajufe apresenta a Agenda Político-Institucional 2019, um documento no qual estão sintetizados os principais projetos que a Associação assume uma postura, seja de apoio, seja contrária, a pontos referentes nos Três Poderes, para a construção de um diálogo institucional, sendo projetos muito além da pauta coorporativa.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org