Ação Ordinária nº 2009.84.00.006570-0

    Autor da sentença: Edilson Pereira Nobre

    AÇÃO ORDINÁRIA. ESTRANGEIRO. APÁTRIDA. PROCEDÊNCIA

    I - Rejeita-se preliminar de ausência de interesse de agir, pois, demais do pleito não se dirigir à obtenção de visto permanente, o Ministério da Justiça, quanto a este, apreciou reconsideração formulada pelo autor, desprovendo-a.

    II - Evidenciado pelos autos que o autor, natural de Burundi, país do qual se evadiu em virtude dos efeitos funestos de violenta guerra civil e étnica que perdurou por 16 anos, com término em abril de 2009, não tem sua condição de nacional reconhecida por nenhum Estado, justificase o reconhecimento da condição de apátrida, conforme definição do art. 1º do Decreto 4.3246/2002, juntamente com a garantia dos direitos neste previstos, formalizando a sua integração fática junto à comunidade nacional.

    III - Demais da desnecessidade do preenchimento pelo autor dos requisitos constantes dos arts. 16 a 18 da Lei 6.815/80, relativos à obtenção de visto permanente, é de ser afastado óbice decorrente de sua condenação pela prática do crime do art. 308 do CP (falsa identidade), pois não se cuida de delito grave, nos termos previstos pelo art. 1º, item 2, inciso III, alínea b, do Decreto 4.246/2002, mas sim de infração penal de menor potencial ofensivo, cuja pena restritiva da liberdade máxima cominada não ultrapassa dois anos (art. 61, Lei 9.099/95).

    IV - Procedência do pedido. Antecipação parcial da tutela jurisdicional, para o fim de propiciar, enquanto perdurar o trâmite do processo, o acesso do autor ao mercado de trabalho (arts. 17 a 19 do Decreto 4.246/2002), indispensável à sua subsistência, e à identificação civil (art. 27 do Decreto 4.246/2002).

    Acesse a íntegra da sentença.

    PODCAST DA AJUFE

    EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
    NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS
    DE STREAMING

    ESCOLHA A PLATAFORMA
    DE SUA PREFERÊNCIA E OUÇA O
    "JUSTIÇA FEDERAL EM DEBATE"

    Logo do Apple Podcasts Logo do Spotify Logo do Google Podcasts Logo do TUNE IN Logo do DEEZER
    Webinários

    Comissão Ajufe Mulheres

    Fóruns e Eventos

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Outras Publicações
    Caderno Artístico dos Aposentados(as) - Edição 03 Número 02

    Caderno artístico voltado para os(as) aposentados(as) da Associação expressarem suas produções artísticas, como: fotografia, poesia, declamação, crônicas, etc.

    Outras Publicações
    Caderno Artístico dos Aposentados(as) - Edição 02 Número 01

    Caderno artístico voltado para os(as) aposentados(as) da Associação expressarem suas produções artísticas, como: fotografia, poesia, declamação, crônicas, etc.

    Outras Publicações
    Caderno Artístico dos Aposentados(as) - Edição 01 Número 00

    Caderno artístico voltado para os(as) aposentados(as) da Associação expressarem suas produções artísticas, como: fotografia, poesia, declamação, crônicas, etc.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.