A Justiça Federal de Cascavel realiza, no dia 04 de outubro, um grande evento para comemorar 30 anos de presença na cidade. A cerimônia acontece às 17 horas, na ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cascavel, e conta com a participação de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal. O evento terá transmissão no
.A cerimônia visa partilhar memórias e recordar histórias, enfatizando o trabalho dos magistrados e magistradas, servidores e servidoras nestes 30 anos de presença na cidade.
O diretor do Foro da SJ de Cascavel, Wesley Schneider Collyer, ressalta que a presença do Poder Judiciário Federal mostra-se cada vez mais relevante na prestação jurisdicional em favor do público e da sociedade da região. O magistrado ressalta as competências das Varas Federais na cidade, sendo que duas possuem competência exclusivamente previdenciária e tratam de assuntos relacionados aos benefícios requeridos pela população.
“Uma das varas tem competência civil e trata, inclusive, das questões de saúde e medicamentos relacionados à SJ de Toledo. Enquanto a 4ª VF, uma conquista recente e instalada há menos de 10 anos, é exclusivamente criminal e possui uma importância estratégica diante da posição de destaque que Cascavel tem no oeste do Estado”, complementou o magistrado.
A história
O município de Cascavel recebeu sua primeira Vara Federal em 24 de setembro de 1993. A sede estava localizada na Rua Paraná, onde hoje funcionam a Biblioteca Pública Municipal e o Paço das Artes. Em 1996 passou a funcionar em outro prédio, alugado, também na Rua Paraná.
Foi em 1999 que a cidade recebeu sua 2ª Vara Federal, em 2001, a 3ª Vara Federal Federal, e em 2016 a 4ª Vara Federal. As Varas Federais de Cascavel exercem competência nas matérias criminal, cível e previdenciária. Após 24 anos, em 2017, a Subseção Judiciária de Cascavel começou a funcionar em uma nova sede, situada na Avenida Tancredo Neves, 1137.
A Subseção Judiciária de Cascavel abrange 19 municípios. São eles: Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Corbélia, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Lindoeste, Quedas do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste e Três Barras do Paraná. Desde a instalação, 38 juízes e juízas federais que já atuaram ou atuam na SJ de Cascavel. Atualmente, mais de 12.840 processos estão em tramitação.
Fonte: Ascom TRF4.