Ajufe participa do “Seminário: Subtração Internacional de Menores”

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, compôs a mesa de abertura do “Seminário: Subtração Internacional de Menores”, realizado no Conselho da Justiça Federal (CJF), nesta segunda-feira (4), que teve como um dos apoiadores a Ajufe.

A palavra da abertura ficou por conta do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça e do CJF, ministro Humberto Martins. Completaram a mesa o ministro do STJ e coordenador científico do evento, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, a desembargadora federal da 1ª Região e coordenadora científica do seminário, Mônica Sifuentes, o defensor Público-Geral Federal, Carlos Eduardo Barbosa Paz, e o oficial de Ligação da Conferência da Haia para a América Latina, Ignacio Goicoechea.

O evento pretende fomentar o debate sobre a interpretação e a aplicação efetiva das convenções internacionais elaboradas no âmbito da Conferência da Haia sobre subtração internacional de menores. Um dos tópicos mais relevantes a ser abordado na discussão se refere às causas que levam ao sequestro internacional de crianças e adolescentes e as dificuldades de retorno dos menores.

Para a desembargadora e coordenadora, “a questão que tem sido debatida com maior intensidade é o problema cada vez maior da violência doméstica como fator impeditivo ao retorno da criança. Hoje em dia, 80% dos subtratores são as mães e pelo menos 70% das crianças subtraídas estão na faixa etária de até sete anos”, explica a magistrada.