Fernando Mendes toma posse como presidente da Ajufe

O juiz federal Fernando Mendes tomou posse como presidente da Associção dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) no biênio 2018-2020, nesta quarta-feira (13), em Brasília. O magistrado substitui o juiz federal Roberto Veloso, que estava no cargo desde junho de 2016.

Durante o discurso de posse, Mendes destacou o momento de incerteza e apreensão vivido pelo país nos últimos dez anos. "Vivemos nesses últimos 10 anos a nossa Era dos Extremos. Fomos do céu ao inferno praticamente". Em contrapartida, o novo presidente da Ajufe avaliou que a Operação Lava Jato, por exemplo, tem sido um alento no combate à corrupção.

Fernando Mendes também exaltou o papel do Poder Judiciário na construção de um novo Brasil. "Precisamos de uma agenda político-econômica que ao mesmo tempo torne o país amigável para os negócios, com previsão legal e regulatória, segurança jurídica e que possa garantir condições mínimas de uma vida digna para o povo brasileiro. E o Poder Judiciário tem de assumir papel fundamental e estratégico na construção dessa nova agenda", declarou.

Na visão do novo presidente da Ajufe, a independência da atividade judicial é o pressuposto para que exista um Poder livre e um Estado Democrático de Direito.

Além de juízes, desembargadores federais, ex-presidentes da Ajufe e ministros, estiveram presentes na posse a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, e os ministros do STF, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.

Leia a íntegra do discurso de posse de Fernando Mendes.

Acesse mais fotos da Posse.

27925909407 900790258e z