AJUFE se reúne com a conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes

A Vice-Presidente da AJUFE na 4ª Região, Patrícia Panasolo, acompanhada dos Diretores Clara Mota Pimenta, Ilan Presser, Aline Miranda e da Desembargadora do TRF da 3ª Região Inês Virgínia Soares, esteve reunida com a Conselheira Maria Tereza Uille Gomes, no Conselho Nacional de Justiça, para conhecer o trabalho de aplicação de “Business Inteligence – BI Cadastro Único” desenvolvido pela CELEPAR (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) com informações fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Caixa Econômica Federal. O BI Cadastro Único é responsável por identificar a realidade socioeconômica das famílias vulneráveis do Paraná.

 

Para prover o acompanhamento e mapeamento das famílias inscritas no Cadastro Único, a aplicação de BI abrange diversas informações, tais como: a localização das famílias, trabalho infantil, comunidades tradicionais do Paraná, renda per capita, existência de água encanada e luz elétrica no domicílio, escolaridade, documentação, entre outras. São contemplados, também, alguns programas federais e estaduais, tais como: Bolsa Família e Família Paranaense. Por meio do BI do Cadastro Único, portanto, é possível implementar políticas públicas específicas a fim de reduzir as vulnerabilidades sociais. Atualmente, limitado ao Estado do Paraná, já há planos para ser implementado em todo o Brasil.

 

Foi analisada a possibilidade de usar estes dados na gestão da Justiça Federal e, especificamente, em processos judiciais. Os representantes da AJUFE se comprometeram a apresentar contribuições que interliguem a plataforma à atuação da Justiça Federal e aos projetos estratégicos que envolvem os juízes federais, facilitando a tramitação mais célere de processos e a prevenção de litígios.

 

Participaram ainda do encontro Luís Marcelo Mafra, promotor de justiça auxiliar da presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Angela Maria dos Santos, servidora do CNJ e assessora da conselheira Maria Tereza Uille Gomes, e Cristina Viomar, servidora da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Paraná (Celepar).

Tags: