Ajufe participa da cerimônia de posse da nova presidência do STF

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mendes, e diversos membros da diretoria estiveram presentes na cerimônia de posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, e do vice-presidente, ministro Luiz Fux. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (13), no STF, em Brasília (DF), e contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, e autoridades dos Três Poderes.

"O novo presidente do STF traz uma valiosa experiência de quem passou pela advocacia, pelo governo e pela Advocacia-Geral da União (AGU). Acreditamos que essa bagagem vai colaborar muito no diálogo entre os Três Poderes. O ministro tem um espírito conciliador, com ampla visão social e consciente da necessidade de tornar a justiça mais acessível e rápida", destacou o presidente da Ajufe, Fernando Mendes.

No discurso de abertura, em nome do STF, o ministro Luís Roberto Barroso destacou a carreira do ministro Dias Toffoli e afirmou que ele “atuou com proficiência em casos emblemáticos, como a defesa de cotas para afrodescendentes em universidades, demarcação de terras indígenas e quilombolas, defesa de pesquisas com células tronco embrionárias, e no direito de transgêneros alterarem o nome e sua classificação de gênero no registro civil”.

Em sua fala de posse, o novo presidente do STF avaliou que o verdadeiro equilíbrio entre os Três Poderes deve ocorrer sem predomínio de nenhum deles. E disse também que é preciso que os juízes tenham prudência. Segundo ele, “não estamos em crise. Estamos em transformação”.

Toffoli formou-se em Direito em 1990 e chegou ao STF em 2009. O ministro já advogou em São Paulo, foi professor em Brasília e advogado-geral da União.

Posse Toffoli

Tags: