Ajufe participa de Comissão Geral na Câmara para debater o sistema penitenciário brasileiro

O presidente da Ajufe, Fernando Mendes, participou, nesta quarta-feira (29), da Comissão Geral que discutiu o Sistema Penitenciário no Brasil no Plenário da Câmara dos Deputados. O debate foi proposto pelo deputado Lincoln Portela (PR). Na visão de Mendes, “o modelo atual do sistema penitenciário está falido e necessita ser repensado urgentemente”.

Durante a fala, o presidente da Ajufe falou sobre a nota técnica a respeito do projeto de Lei Anticrime, do ministro da Justiça Sérgio Moro, que traz contribuições às propostas relacionadas ao sistema penitenciário brasileiro.

"Sabemos que o sistema estadual precisa ser repensado. A privatização, que foi dita aqui, não é a panaceia. É necessária uma política pública séria para que capacite os operadores do sistema penitenciário a fim de que eles tenham boas condições de trabalho. Sem o sistema penitenciário não temos um modelo de justiça penal efetivo”, afirmou Fernando Mendes.

O objetivo da Comissão Geral foi esclarecer à sociedade, às organizações da sociedade civil e às autoridades da atual necessidade que os presídios enfrentam para evitar a eclosão de novas rebeliões, a exemplo do ocorrido esta semana em Manaus (AM).

Tags: