Ajufe participa do lançamento de painel multisetorial de combate à fake news

O presidente da Ajufe, Fernando Mendes, participou do lançamento do Painel Multisetorial de Checagem de Informações e Combate a Fake News, nesta terça-feira (11), na sede do STF, em Brasília (DF). O Painel reúne organizações públicas e privadas com o intuito de combater a proliferação de notícias falsas e conteúdos inverídicos disseminados na internet e em redes sociais. A Ajufe é uma das entidades que apoiam a iniciativa.

Além da imprensa, associações da magistratura e dos tribunais superiores integram o mutirão, que se une à campanha #FakeNewsNão. A medida tem o objetivo de alertar leitores e internautas sobre os perigos do compartilhamento de informações duvidosas.

Na visão do presidente da Ajufe, as notícias falsas são um risco à democracia. “A disseminação de informações falsas coloca em risco a própria democracia. Uma nação só se desenvolve com instituições fortes, liberdade de imprensa, educação e responsabilidade na informação. Por isso é importante essa conscientização e esse combate às fake News”, avalia Fernando Mendes.

No Painel Multisetorial, a checagem dos conteúdos e dos posts suspeitos ficarão à cargo das empresas de comunicação Aos Fatos; Boatos.Org; Conjur; Jota; Migalhas e UOL-Confere. A intenção do Painel é estimular a participação do maior número de entidades, instituições e veículos de comunicação. Todos os conteúdos analisados serão disponibilizados no Portal do Conselho Nacional de Justiça.

48044687057 32396f35ae k

Tags: