Ajufe promove 4ª edição do FONAGE, em Vitória (ES)

De 2 a 4 de setembro a cidade de Vitória, no Espírito Santo, recebe a 4ª edição do Fórum Nacional de Administração e Gestão Estratégica (FONAGE) da AJUFE. O evento tem o objetivo de estimular a criação e sistematização de políticas administrativas para o sistema de justiça brasileiro, além de buscar soluções para uma gestão democrática, prospectiva e eficiente do Poder Judiciário.

Na edição deste ano, o tema central do Fórum envolve a Agenda 2030 das Nações Unidas. Com ela, foram lançados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que estimularão as ações até 2030. Durante as chamadas rodadas de exposição, o IV FONAGE trará as práticas da Justiça Federal que têm demonstrado essa profunda relação com o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Para o coordenador científico do evento, Marcelo Lelis Aguiar, a partir do tema de provocação do Fórum será possível construir pilares norteadores da atuação da Justiça Federal para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. “Com uma pauta participativa, em que a construção das soluções serão pensadas por quem atua na linha de frente da Justiça, buscaremos gestar novas ideias para viabilizar o implemento das ODS em nosso mundo, principalmente da ODS 16, que é a que possui maior intercorrelação com a atividade desenvolvida pela Justiça Federal, sempre focando por fim último o ser humano, ou seja, em atingir uma sociedade global sem pobreza, com redução das desigualdades, com uma vida digna e saudável, sustentável, inclusiva, com educação de qualidade, mais tolerante, pacífica e justa para todos os seres vivos”, explicou o magistrado.

Exemplos concretos da construção dessa nova realidade podem ser visualizados nos Laboratórios de Inovação e nos Centros de Inteligência da Justiça Federal, ideias que foram gestadas nas versões anteriores do Fonage e, hoje, são realidades já implementadas que vêm contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido por toda a Justiça Federal.

A abertura do 4º FONAGE começa com um talk show sobre inovação no Poder Judiciário. Na sequência, será lançada a Rede Nacional dos Centros de Inteligência e serão premiados os vencedores do 4º Prêmio Ajufe Boas Práticas de Gestão. A premiação tem o objetivo de identificar, valorizar e destacar experiências exitosas realizadas na Justiça Federal.

Encerrando a noite de abertura, a ex-ginasta Laís Sousa fará a palestra “Transformar o futuro é possível”.

Nos dias seguintes, os participantes trocarão experiências e assistirão a painéis sobre os desafios futuros e o cumprimento da agenda 2030 das Nações Unidas. O terceiro e último dia do IV FONAGE começa com uma corrida/caminhada “Agenda 2030”, com percursos de 3 e 7 quilômetros e encerra com a leitura da Carta de Vitória.

Acesse a programação completa.

Tags: