Ajufe convida Ministério da Justiça a participar da 7ª Expedição da Cidadania

Nesta quarta-feira (27), o presidente da Ajufe, Eduardo André, se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, para debater possíveis projetos do Ministério para fazerem parte da 7ª Expedição da Cidadania da Ajufe, que em 2021 deve ocorrer no mês de agosto.

O presidente da Ajufe reforçou que nesta edição a ideia da Ajufe é levar a Expedição para a região Norte brasileira. “Gostaríamos de uma indicação do ministério, de um local no Norte. Queremos abordar questões ambientais, de fronteiras, e sugestões do Ministério sobre assuntos e necessidades que a região Amazônica necessita e que a Justiça Federal possa ajudar a avançar em prol da população local”, falou o magistrado.

Mendonça agradeceu o convite e propôs alguns temas. “A Ajufe é um referencial em entidade associativa. Talvez valha a pena abordar questões previdenciárias no Norte. Na área da Justiça, nós temos o departamento de migração [no Ministério] que coloco à disposição caso tenham interesse. Já voltado para a segurança pública podemos abordar a extração ilegal de minério, madeira, não apenas na região do Pará, mas também na região Amazônica”, explicou o ministro.

Brandão ainda lembrou que o INSS e a CAIXA já endossaram a o projeto da Expedição da Cidadania 2021, e agradeceu o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O local, ainda sem estar definido, visa buscar atender ao máximo de pessoas, sem que seja uma capital, para poder levar serviços da Justiça Federal à cidadãos mais necessitados.

Ainda participaram da reunião os vice-presidentes da Ajufe, Caio Castagine (1ª Região), e Marcelo Roberto de Oliveira (4ª Região).

 

A Expedição

A Expedição da Cidadania é uma ação social, criada em 2009 pela Ajufe, com a finalidade de levar Justiça e serviços básicos às populações brasileiras mais carentes e em localidades de difícil acesso. A ação já passou pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Paraná, Piauí e Maranhão, em 2017.

O projeto busca também sensibilizar os órgãos públicos e a sociedade civil da necessidade de serem empreendidas iniciativas deste jaez, engajando todo o povo brasileiro em uma corrente de assistência e solidariedade, buscando garantir o mínimo existencial, material e jurídico, necessário à vida digna de todo o cidadão brasileiro, independentemente de quais sejam os agentes envolvidos.

Tags: