Ministro Luís Felipe Salomão é empossado como corregedor nacional de Justiça

Nesta terça-feira (30/8), o presidente da Ajufe, Nelson Alves, e o vice-presidente da 1a Região, Shamyl Cipriano, participaram da solenidade de posse do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luís Felipe Salomão, no cargo de corregedor nacional de Justiça para o biênio 2022-2024.

Salomão assume o cargo no lugar da ministra Maria Thereza de Assis Moura, que tomou posse como presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF) na quinta-feira passada.

Luís Felipe Salomão - Ministro do STJ desde 17 de junho de 2008, Salomão é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como promotor de justiça em São Paulo, ingressou na magistratura como juiz substituto, foi titular da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e se tornou desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Foi ministro encarregado da propaganda eleitoral nas eleições presidenciais de 2018 e corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas últimas eleições municipais, em 2020.

Atualmente, é presidente da Quarta Turma do STJ e membro da Corte Especial e da Segunda Seção. Foi relator de precedentes importantes para a consolidação da jurisprudência do Tribunal da Cidadania.

Salomão é professor emérito da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro e da Escola Paulista da Magistratura; professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia, no Rio de Janeiro; e doutor honoris causa em ciências sociais e humanas pela Universidade Cândido Mendes. Autor de diversos livros e artigos jurídicos sobre temas como acesso à Justiça, juizados especiais, arbitragem e direito civil em geral, o ministro preside o conselho editorial da Revista Justiça & Cidadania.

Tags: