Cooperação jurídica é o tema final das discussões científicas do 9º Fonacrim

O 9º Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais (Fonacrim) encerrou os debates científicos com dois painéis sobre cooperação jurídica internacional, na parte vespertina desta sexta-feira (26), em Foz do Iguaçu (PR).

O ex-presidente da Ajufe e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Sérgio Domingues, e o diretor de assuntos jurídicos da Ajufe, Fábio Ramiro, conduziram as reflexões da tarde.

O primeiro tema foi abordado pelo desembargador federal do TRF2, Marcelo Granado, e pelo representante da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional, delegado da Polícia Federal, Edgard Almeida, sobre a atualidade da cooperação jurídica internacional.

A diretora de comunicação da Ajufe, Débora Valle, palestrou sobre execução de pena, a desembargadora federal do TRF3, Renata Lotufo, explicou casos sobre abuso e exploração infantil e a juíza federal, Louise Filgueiras, trouxe ao debate o tema tráfico de pessoas.

0505

O último painel do Fórum teve como presidente de mesa a coordenadora do evento e secretária-geral da Ajufe, Ana Lya Ferraz. O painel expôs exemplos práticos da aplicação da cooperação internacional, com a explicação das operações realizadas pela Polícia Federal (Operação Descobrimento; Operação Spectrum; Operação Dakovo; e Caso Prosegur).

0707

Os casos foram expostos pelos delegados da Polícia Federal Adair Gregório, Diego Gordilho e Emerson Rodrigues, e pelo coordenador-geral de repressão a drogas, armas, crimes contra o patrimônio e facções criminosas da PF, Roberto Biasoli

Homenagens

Durante o segundo dia do encontro, ocorreram homenagens aos ex-presidentes da Ajufe, Paulo Sérgio Domingues e Nino Toldo. Ambos foram agraciados pelos 20 e 10 anos de suas respectivas gestões.

0404

Paulo Sérgio Domingues, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi presidente da Ajufe entre os anos de 2002 e 2004. O magistrado teve como ponto-chave de sua gestão o fortalecimento do papel da Ajufe no cenário institucional do país.

Nino Toldo, presidente da Ajufe entre os anos 2012 e 2014, trabalhou em sua gestão em torno de cinco eixos: valorização da magistratura; estrutura da Justiça Federal; política remuneratória; inserção social da magistratura; e o respeito ao associado e associada.

 

Acompanhe a parte da tarde desta sexta-feira do 9º Fonacrim:

https://youtube.com/live/mfplS0CFA20?feature=share

 

9º Fonacrim - O Fórum tem como objetivo debater e idealizar soluções práticas para os rumos da jurisdição criminal, tendo por fonte o conhecimento doutrinário, jurisprudencial e pragmático dos juízes federais e demais operadores do direito.

A nona edição tem como principais temas de debate a execução penal na Justiça Federal, o instituto do juiz de garantias e a cooperação jurídica internacional.

O encontro é uma realização da Ajufe com a parceria da Multiplan, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Itaipu Binacional, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e da CAIXA.

Tags: