FONAJURE

    Fórum Nacional de Justiça Restaurativa

    O Fórum Nacional de Justiça Restaurativa - Fonajure é um fórum de discussão promovido pela Ajufe e tem por objetivo levar o debate sobre a Justiça Restaurativa aos magistrados e sociedade. A Justiça Restaurativa apresenta-se ao sistema de justiça como um verdadeiro instrumento de transformação social, que se volta à conexão entre as pessoas, ao restabelecimento de laços comunitários e, com isso, à promoção do bem-estar social. São princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato, são solucionados de modo estruturado.

     

    Você sabe o que é Justiça Restaurativa? 

    A Ajufe realizou um evento sobre Justiça Restaurativa que buscou explicar mais sobre o tema. Clique aqui para acessar o conteúdo completo. 

     

    1º Fórum Nacional de Justiça Restaurativa - Fonajure

    Em outubro de 2021, ocorreu a primeira edição do Fonajure, um evento totalmente virtual, em decorrência da pandemia do Coronavírus. Clique aqui e assista aos três dias de evento.

     

    Entre agosto e novembro de 2021, ocorreu o primeiro seminário internacional que debateu a Justiça Restaurativa e pessoas com deficiências. Clique aqui e assista aos três encontros do evento.

     


     

    A Ajufe criou, em 2020, a "Comissão AJUFE sobre Justiça Restaurativa" com o objetivo de propor um estudo direcionado ao conhecimento e aprofundamento sobre a Justiça Restaurativa, além de incentivar a adoção de ações e projetos de implementação da Política Pública Nacional de Justiça Restaurativa. A Comissão também tem o papel de auxiliar os TRF's no debate a respeito do Órgão de Macrogestão da Justiça Restaurativa, que deve ser implantado nos termos do artigo 28-A da Resolução 225/16 do CNJ, com a redação da Resolução 300/19.

    Conheça a Comissão:

    Coordenador: Fernão Pompêo de Camargo

    Integrantes: Adriana Barreto de Carvalho Rizzoto; Napoleão Teixeira Filho; Bianca Stamato Fernandes; Carmen Elizângela Dias Moreira de Resende; Catarina Volkart Pinto; Cristiane Conde Chmatalik; Cristina de Albuquerque Vieira; Daniela Paulovich de Lima; Dimis da Costa Braga; Enara de Oliveira Olímpio Ramos Pinto; Etiene Coelho Martins; Fátima Aurora Guedes Afonso Archangelo; Fernanda Martinez Silva Schorr; Frederico Montedonio Rego; Janaína Martins Pontes; Katia Hermínia Martins Lazarano Roncada; Liz Corrêa de Azevedo; Marcelo Freiberger Zandavali; Maria Fernanda de Moura e Souza; Maria Helena Rau de Souza; Michael Procópio Ribeiro Alves Avelar; Micheli Polippo; Natália Luchini; Osmane Antonio dos Santos; Rafael Wolff; Rodrigo Reiff Botelho; Sávio Soares Klein; Silvia Regina Salau Brollo e Tânia Regina Marangoni.

     

    A Comissão AJUFE sobre Justiça Restaurativa preparou uma série de quatro vídeos para apresentar o assunto e relatar um pouco como tem sido implementada a Justiça Restaurativa nas regiões da Justiça Federal. Assista:

    O coordenador da Comissão Ajufe sobre Justiça Restaurativa, juiz federal Fernão Pompêo de Camargo, conta um pouco sobre a criação da Comissão, fruto da Resolução nº 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     

    O juiz federal Osmane Antonio dos Santos, integrante da Comissão de Justiça Restaurativa da Ajufe, faz um panorama sobre a utilização da justiça restaurativa na prática.

     

    A integrante da Comissão Ajufe sobre Justiça Restaurativa, juíza federal Kátia Roncado, conta sobre a experiência com a JR na 3ª Região.

     

    No vídeo, assista à fala da integrante da Comissão Ajufe sobre Justiça Restaurativa, juíza federal Catarina Volkart, sobre a implementação da JR na 4ª Região.

     

     

     

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.