Ajufe Mulheres lamenta falecimento do desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey

A Comissão Ajufe Mulheres lamenta profundamente a notícia do falecimento do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Eladio Luiz da Silva Lecey, referência nacional na qualificação de magistrados no Brasil.

O Desembargador Eladio, além de diretor da Escola da Magistratura da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul, foi um dos criadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Sua atuação na ENFAM foi absolutamente fundamental para a inclusão dos estudos das questões de gênero nos cursos de formação inicial e continuada de magistrados, o que colaborou para consolidar o debate sobre a importância da inserção de uma perspectiva de gênero na elaboração e na interpretação do direito, como mecanismo de proteção e garantia de direitos fundamentais.

Esse legado transmitido a todos nós, magistrados e magistradas, alunos e formadores da Escola, é coerente com a sua trajetória de compromisso inegociável com os Direitos Humanos e com a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária.

O momento é de pesar. Mas é também um chamado ao reconhecimento e ao agradecimento pelas contribuições ao Poder Judiciário brasileiro desse magistrado, educador e professor, cuja trajetória ética e humanista nos faz lembrar Paulo Freire, para quem “a educação é um ato de amor, por isso um ato de coragem”.

Tags: