Concluída pesquisa sobre participação feminina em bancas de concurso da Magistratura Federal

Você sabia que, desde 1988, o percentual de mulheres que compuseram banca examinadora de concurso da Magistratura Federal é de apenas 10%?

 

Esses dados foram coletados em recente pesquisa realizada pela Comissão de Acompanhamento do Trabalho da Mulher da Ajufe.

 

Segundo a Coordenadora da Comissão, Juíza Federal Clara Mota Pimenta, "hoje o percentual histórico de participação feminina em bancas está abaixo do índice de 26% que representa a quantidade de mulheres na Magistratura Federal, revelando que, ao longo da carreira, as juízas não estão conseguindo igual visibilidade em postos que não dependem de critérios objetivos para o seu preenchimento. É importante ainda lembrar que as mulheres podem ser convidadas para as vagas destinadas à OAB e à academia, o que também não tem ocorrido na proporção desejável".

 

Para a Juíza Federal Gabriela Azevedo Campos Sales, integrante da Comissão, "Os dados a propósito das bancas examinadoras exemplificam o déficit de representatividade feminina que a Comissão vem apontando na Justiça Federal. É essencial que a presença assimétrica de mulheres e homens nos espaços de poder, como esta que ora divulgamos, seja continuamente exposta e discutida. Dessa forma, esperamos chamar a atenção do Poder Judiciário para a repetição automática de padrões que reforçam a desigualdade de gênero dentro e fora das instituições estatais."

 

O destaque positivo quanto à representação feminina é o Tribunal Regional Federal da 3ª Região que conta com participação em bancas muito acima dos demais, hoje no patamar de 25,5%.

 

Confira o gráfico com o resultado da pesquisa.