Concluída pesquisa sobre participação feminina em bancas de concurso da Magistratura Federal

    Você sabia que, desde 1988, o percentual de mulheres que compuseram banca examinadora de concurso da Magistratura Federal é de apenas 10%?

     

    Esses dados foram coletados em recente pesquisa realizada pela Comissão de Acompanhamento do Trabalho da Mulher da Ajufe.

     

    Segundo a Coordenadora da Comissão, Juíza Federal Clara Mota Pimenta, "hoje o percentual histórico de participação feminina em bancas está abaixo do índice de 26% que representa a quantidade de mulheres na Magistratura Federal, revelando que, ao longo da carreira, as juízas não estão conseguindo igual visibilidade em postos que não dependem de critérios objetivos para o seu preenchimento. É importante ainda lembrar que as mulheres podem ser convidadas para as vagas destinadas à OAB e à academia, o que também não tem ocorrido na proporção desejável".

     

    Para a Juíza Federal Gabriela Azevedo Campos Sales, integrante da Comissão, "Os dados a propósito das bancas examinadoras exemplificam o déficit de representatividade feminina que a Comissão vem apontando na Justiça Federal. É essencial que a presença assimétrica de mulheres e homens nos espaços de poder, como esta que ora divulgamos, seja continuamente exposta e discutida. Dessa forma, esperamos chamar a atenção do Poder Judiciário para a repetição automática de padrões que reforçam a desigualdade de gênero dentro e fora das instituições estatais."

     

    O destaque positivo quanto à representação feminina é o Tribunal Regional Federal da 3ª Região que conta com participação em bancas muito acima dos demais, hoje no patamar de 25,5%.

     

    Confira o gráfico com o resultado da pesquisa.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.