Entrevista originalmente publicada pelo JOTA.

     

    ‘O Judiciário é um Poder sem armas, nossa autoridade é moral, a pessoa tem que acreditar’, diz Eduardo André Brandão

     

    Quando o ex-juiz federal Sergio Moro aceitou o convite para ser ministro da Justiça recebeu críticas de imparcialidade, já que foi o responsável pela prisão do ex-presidente Lula, oponente político do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Já fora do governo, Moro agora aparece como potencial candidato à Presidência em 2022. “A gente tem que tomar muito cuidado com a questão dos juízes na política. A Ajufe tem uma preocupação dessa questão, porque acaba criando um desgaste”, afirma Eduardo André Brandão, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

    “Quando um juiz vai para a política, e não só o ex-colega Moro, os adversários vão querer falar de parcialidade, que no caso dele não se aplica nem um pouco”, diz. “No caso dele as penas sempre foram mantidas e até agravadas pelas instâncias superiores”.

    Brandão considera que “o Judiciário é um Poder sem armas, nossa autoridade é moral, a pessoa tem que acreditar na nossa decisão”. Brandão afirma ser claro que um juiz não pode concorrer a cargo eletivo e depois voltar. “Isso é uma bandeira nossa, de nem discutir essa questão”, diz.

    O presidente da Ajufe foi entrevistado no quarto debate da série “Democracia e Constituição: Voz e Letra”, que tem como objetivo discutir os desafios da democracia brasileira e o papel do Judiciário na defesa da Constituição.

    O juiz federal afirma que a democracia precisa estar em todos nós. “costumo brincar que uma pessoa que apaga da rede social uma mensagem sua que não gosta não é uma pessoa democrática”, avalia. “Desde que não seja nada ofensivo, a pessoa tem que estar pronta para o debate”.

    “A democracia se tornou mais forte. A polarização da sociedade é ruim quando você vê um excesso de confronto, mas ao mesmo tempo é interessante porque você percebe uma maior conscientização política da população. Quando você decide discutir política, ainda que parecendo uma discussão de clube de futebol, quer queira, quer não, você está desenvolvendo uma consciência política”

    E complementa dizendo: “A gente está amadurecendo, e como todo processo de amadurecimento tem seus escorregões, a nossa democracia está assim”.

    Subcategorias

    “Justiça Para Todos” é o programa produzido pela Ajufe que tem por finalidade discutir questões ligadas à Justiça Federal, procurando tratar com imparcialidade e de forma objetiva assuntos importantes e polêmicos que dizem respeito ao futuro do país, do judiciário e do cidadão brasileiro.

    O programa completou 15 anos de existência em 2017, vindo ao ar a primeira transmissão em 11 de agosto de 2002.

    Sugestões para o programa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Assista, opine, compartilhe, veja as últimas edições e apresente sugestões sobre temas que você gostaria de ver no programa:

     

    Toda semana você acompanha aqui em nossa página o quadro #AjufeResponde! Nele, dúvidas comuns dos cidadãos a respeito da atuação da Justiça Federal serão respondidas pelos magistrados federais, que trarão explicações didáticas sobre os temas. 

    Você pode enviar sugestões e dúvidas nos comentários de cada post no Facebook da Ajufe.

    Em vídeos curtos e imagens objetivas, o Boas Práticas na Justiça apresenta modelos exitosos de gestão executados por magistrados em todo Judiciário, para a melhoria do cotidiano do cidadão brasileiro.

    A Ajufe lançou, em 20 de novembro de 2020, o Podcast Justiça Federal em Debate. A iniciativa traz, semanalmente, debates de temas importantes que envolvem o Poder Judiciário Federal em formato de podcast, disponível nas plataformas Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, entre outros.

     

    PODCAST DA AJUFE

    EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
    NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS
    DE STREAMING

    ESCOLHA A PLATAFORMA
    DE SUA PREFERÊNCIA E OUÇA O
    "JUSTIÇA FEDERAL EM DEBATE"

    Logo do Apple Podcasts Logo do Spotify Logo do Google Podcasts Logo do TUNE IN Logo do DEEZER
    Webinários

    Comissão Ajufe Mulheres

    Fóruns e Eventos

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Outras Publicações
    Caderno Artístico dos Aposentados(as) - Edição 03 Número 02

    Caderno artístico voltado para os(as) aposentados(as) da Associação expressarem suas produções artísticas, como: fotografia, poesia, declamação, crônicas, etc.

    Outras Publicações
    Caderno Artístico dos Aposentados(as) - Edição 02 Número 01

    Caderno artístico voltado para os(as) aposentados(as) da Associação expressarem suas produções artísticas, como: fotografia, poesia, declamação, crônicas, etc.

    Outras Publicações
    Caderno Artístico dos Aposentados(as) - Edição 01 Número 00

    Caderno artístico voltado para os(as) aposentados(as) da Associação expressarem suas produções artísticas, como: fotografia, poesia, declamação, crônicas, etc.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.