Finalizando a semana em alusão ao “Dia Internacional da Mulher” e a comemoração do primeiro “Dia Internacional da Mulher Juíza” – instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Comissão Ajufe Mulheres se encontrou com ministros das cortes superiores para apresentar a pesquisa “Quem estamos empoderando? Indicadores e Tendências sobre Diversidade Judicial em Cortes Constitucionais”, realizada pela Universidade de Oxford com apoio da Ajufe.
TSE - A Comissão visitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para uma audiência com o ministro Edson Fachin, presidente da Corte. O ministro afirmou que as informações da pesquisa deverão ampliar debates que promovam a inclusão de mais mulheres nos diversos espaços do poder judiciário brasileiro.
A secretária-geral da Ajufe, Clara Mota, membro da Comissão e secretária de auditoria do TSE, lembrou que a pesquisa traz vários dados que demonstram que os Tribunais de Justiça do país ainda carecem de maior participação feminina nas mais diversas áreas.
Participaram da reunião as integrantes da Comissão: Tani Wuster; Maria Cândida Almeida; Marcelle Ragazoni; e Mara Lina Silva. a ministra substituta do TSE, Maria Claudia Bucchianeri, a secretária-geral da Corte Eleitoral, Christine Peter, e a assessora do Núcleo de Inclusão e Diversidade do Tribunal, Samara Pataxó.
STJ - No Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Comissão visitou os ministros Isabel Gallotti, Rogerio Schietti e Ribeiro Dantas. A Comissão entregou aos ministros a pesquisa Ajufe/Oxford, um levantamento de dados feito pela Comissão sobre a participação feminina no Judiciário brasileiro e a Nota Técnica nº 2.
Participaram dos encontros no STJ a vice-presidente na 5ª Região e coordenadora da Comissão Ajufe Mulheres, Camila Pullin, a secretária-geral, Clara Mota, e pelas juízas federais e membros da Comissão, Marcelle Ragazoni, Tani Wurster, Adriana Cruz, Priscilla da Costa Corrêa, Natália Luchini, Mara Lina Silva do Carmo, Janaina Cassol Machado, Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, Liz Corrêa de Azevedo e Julia Cavalcante Silva Barbosa.
Os documentos das pesquisas podem ser acessados na página da Comissão: https://ajufe.org.br/comissao-ajufe-mulheres.
*Com informações e fotos do TSE.