Nesta seção, veja os textos e artigos publicados por integrantes da Comissão.

 

1. "Gênero, espaço público e poder: uma análise sobre a composição das comissões examinadoras de concurso da magistratura", artigo de autoria de Clara da Mota Santos Pimenta Alves, juíza federal e coordenadora da Comissão AJUFE Mulheres; artigo originalmente publicado na REVISTA PUBLICUM. , v.1, p.352 - , 2017.

Leia a íntegra do artigo.

2. "Mulheres, vieses implícitos e o Judiciário", artigo de autoria de Maria Cândida Almeida, juíza federal e membro da Comissão AJUFE Mulheres; artigo originalmente publicado pelo JOTA. 

Leia a íntegra do artigo.

3. "Poder Judiciário é retrato da desigualdade de gênero", artigo de autoria de Célia Regina Ody Bernardes, juíza federal e membro da Comissão AJUFE Mulheres; artigo originalmente publicado no site Justificando.

Leia a íntegra do artigo.

4. "Magistratura e gênero: um olhar sobre as mulheres nas cúpulas do judiciário brasileiro", texto de autoria dos professores Roberto Fragale Filho, Rafaela Selem Moreira e Ana Paula de O. Sciammarella.

Leia a íntegra do texto.

5. “Dados como estratégia para concretização de direitos previdenciários”, de autoria de Priscilla Pereira Costa Correa (membro da Comissão AJUFE Mulheres) e Caroline Somesom Tauk.

Leia a íntegra do texto.

6. “Ruth Bader Ginsburg e a diversidade na Justiça como pressuposto de legitimidade”, de autoria de Tani Wurster (membro da Comissão AJUFE Mulheres), Karen Luise e Sayonara Gonçalves.

Leia a íntegra do texto.

7. “A Magistratura Federal no espelho do gênero”, de autoria de Mariana Camargo Contessa, membro da Comissão AJUFE Mulheres.

Leia a íntegra do texto.

8. “Sobre a igualdade na crise da Covid-19”, de autoria de Carmen Silvia de Arruda, membro da Comissão AJUFE Mulheres.

Leia a íntegra do texto.

9. “Mulheres nos tribunais: uma tarefa para o CNJ”, de autoria de Janaína Penalva e Adriene Domingues Costa.

Leia a íntegra do texto.

10. ”Por que ainda precisamos do dia 8 de março e o Poder Judiciário”, de autoria de Marcelle Ragazoni Carvalho Ferreira.

Leia a íntegra do texto.

Ajufe Mulheres

A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.