Prorrogado o prazo para envio de artigos sobre a participação feminina na justiça em e-book organizado pela ANPR

Foi prorrogado para o dia 22 de agosto o prazo para envio de artigos científicos sobre "A presença das mulheres nas funções essenciais à Justiça". Os artigos serão publicados em e-book (formato eletrônico) organizado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), com apoio da Ajufe e de outras entidades associativas e de classe do sistema de justiça. 

O objetivo é fomentar a discussão com enfoque em aspectos práticos, experiências exitosas e propostas para garantir paridade de gênero nas carreiras e instituições jurídicas. 

Os interessados devem enviar o material para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . O título deve indicar “EDITAL – MULHERES”. Podem enviar artigos: integrantes de carreiras jurídicas, estudantes, docentes, pesquisadores e qualquer pessoa interessada no tema. Vale ressaltar que não se trata de seleção, todos os artigos farão parte da publicação.

Entre as sugestões de abordagem estão:

a) Mulheres negras nas carreiras jurídicas;

b) Mulheres com deficiência nas carreiras jurídicas;

c) Impactos da equidade de gênero e diversidades nas carreiras jurídicas:aplicação do direito e sociedade;

d) Cotas, demais ações afirmativas e sua efetividade;

e) Licença paternidade ou compartilhada, creches e acolhimento paramães e pais no local de trabalho;

f) Falhas democráticas e ausência de mulheres em cargos decisórios;

g) Decisões dos conselhos deliberativos das carreiras jurídicas emquestões de gênero;

h) Maternidade e mulheres que integram o sistema de Justiça;

i) Acesso da mulher à formação e às práticas jurídicas;

j) Ingresso, permanência e ascensão das mulheres nas carreirasjurídicas.

Além da Ajufe, a iniciativa conta ainda com as participações da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF), da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Clique aqui para acessar o edital. 

Ajufe Mulheres

A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.