Matéria originalmente publicada no Blog do Matheus Leitão, do portal G1.
O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mendes, afirmou que na campanha eleitoral para presidente há “declarações irresponsáveis por parte dos apoiadores das duas candidaturas” e que “é evidente o desrespeito ao Estado Democrático de Direito e à própria população brasileira”.
A afirmação acontece após circular nas redes sociais um vídeo no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), afirma que "se quiser fechar o STF [...] manda um soldado e um cabo". Eduardo foi o parlamentar mais votado nas eleições.
“Não há caminho possível fora da democracia e da ordem constitucional. Os magistrados e magistradas federais vão cobrar, de forma intransigente, o respeito às leis, ao poder judiciário e a defesa dos preceitos consagrados em nossa Constituição Federal, de qualquer um que venha a ser eleito para comandar o país”, disse o presidente da Ajufe.
Fernando Mendes afirmou ainda esperar mais equilíbrio, serenidade e uma postura de respeito institucional dos candidatos a presidente a República.