A segunda fase do projeto social Ajufe por um Mundo Melhor, uma iniciativa da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) em parceria com a Associação Mundo Melhor, justiça federal, justiça estadual e a Câmara de Cáceres, por meio da Escola do Legislativo, chega agora aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no município. São 17 jovens, com até 18 anos incompletos, que dispõem de uma variedade de cursos profissionalizantes na modalidade online (EAD), ampliando as oportunidades de ressocialização e futuro profissional.
NOVA CHANCE
A plataforma online oferece cursos como combate e prevenção a incêndios, eletricista, hotelaria, marketing pessoal, segurança do trabalho, telemarketing, RH, informática, culinária, entre outros. Os cursos são realizados no decorrer da semana, com diferentes tipos de carga horária. O objetivo é capacitar os adolescentes para o mercado de trabalho, oferecendo-lhes uma profissão e aumentando as chances de inserção social, reduzindo assim as chances de reincidência criminal.
“A qualificação é um processo fundamental para a reinserção dos jovens na sociedade”, explica a juíza federal Ana Lya Ferraz. “Os cursos online proporcionam uma oportunidade para que eles adquiram novas habilidades e conhecimentos, preparando-os para o mercado de trabalho e para uma vida mais digna”, completa a magistrada.
SINERGIA ENTRE AS INSTITUIÇÕES
Os cursos tiveram início na segunda quinzena de agosto e seguem até dezembro deste ano. Para se concretizarem, as capacitações também contaram com o apoio do juiz de direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Pierro de Faria Mendes; e da diretora do Centro de Atendimento Socioeducativo Masculino de Cáceres, Andreia de Arruda
A iniciativa – de acordo com as instituições envolvidas – representa um passo crucial para o sucesso do projeto, que já beneficiou reeducandos do sistema prisional cacerense em regime semiaberto.
PRIMEIRA ETAPA
Na primeira etapa do AJUFE Mundo Melhor, realizada em março de 2023 cerca de 100 reeducandos receberam certificados em cursos como “Faça Fácil Churrasco”, “Confeitaria”, “Montagem de Computadores”, “Excel” e “Secretariado”.
Com a expansão do projeto para o público infantojuvenil que cumprem medidas socioeducativas, a Ajufe por um Mundo Melhor, juntamente com a Câmara de Cáceres e TJMT, reafirmam seu compromisso com a construção de um futuro mais justo e igualitário, proporcionando oportunidades de recomeço e desenvolvimento para aqueles que mais precisam.
Fonte: Publicação feita pelo Jornal online Expressão, escrito por: Por Marcio Camilo/Assessoria. (O encontro ocorreu entre julho e agosto de 2024)