De 14 de maio até 5 de junho, a Ajufe realizará a segunda edição do Fórum Nacional de Direitos Humanos (Fonadirh). Neste ano, o evento contará com oito sessões de debates, e será totalmente online, em razão da necessidade de isolamento social.
Os debates serão transmitidos ao vivo pelos canais da Ajufe no Youtube (/tvajufe) e do Facebook (/ajufe.oficial), sempre às quintas e sextas-feiras, a partir das 17h.
Nesta edição, o Fonadirh vai discutir os seguintes temas: pandemia, Poder Judiciário e Democracia; o acesso à Justiça e inovação no contexto da pandemia; pobreza, direitos sociais e pandemia; equidade no acesso à saúde e judicialização no contexto da pandemia; Poder Judiciário, pandemia e colapso ambiental; migrações e refúgio em contexto de pandemia; Poder Judiciário e pandemia: questões sobre direito penal e encarceramento; e Direitos fundamentais, Poder Judiciário e crise sanitária.
Os convidados são ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores federais, juízes e juízas federais, professoras e professores universitários, além de representantes de entidades nacionais e internacionais que defendem os Direitos Humanos.
FONADIRH - A Ajufe é uma entidade que possui entre os seus objetivos a defesa do fortalecimento do Poder Judiciário e de seus integrantes, pelo aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e pela plena observância dos direitos humanos. No atual contexto de crise sanitária e econômica, a entidade compreende que é fundamental o diálogo do Poder Judiciário no tema de direitos humanos e a sua aproximação com a sociedade civil voltada a pensar soluções para a crise.