Desde a implementação e a ampliação do Projeto de Transformação Digital, as unidades judiciárias da Primeira Região têm unido esforços para tornar seus acervos completamente eletrônicos de forma a digitalizar processos físicos e migrar autos de outros sistemas para o Processo Judicial Eletrônico (PJe) sem que isso interfira na rotina de trabalho dos setores.
Somente no TRF1, foram mais de 247 mil processos digitalizados e/ou migrados para o PJe, contribuindo para que o órgão atinja a faixa de 466 mil autos eletrônicos tramitando por um único sistema (82% do acervo), o que proporciona agilidade e eficiência na prestação de serviços aos cidadãos.
Entre as unidades judiciárias de 2ª instância, o gabinete do desembargador federal Jirair Aram Meguerian foi o que migrou maior número de processos para o PJe, somando mais de 18 mil autos. Com isso, aproximadamente 97,5% do acervo do gabinete tramita pelo Processo Judicial Eletrônico.
Das Seções Judiciárias, Minas Gerais é a que contabiliza maior quantidade de processos migrados para o PJe – sejam eles de origem física ou de outros sistemas. Ao todo, são 386 mil autos em tramitação pelo PJe da Seccional, sendo que 114 mil deles foram migrados.
Em se tratando de varas federais (1ª instância), a unidade com maior número de processos migrados foi a 11ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), com quase 10,2 mil autos digitalizados e/ou transferidos para o PJe.
O gráfico com os dados de todas as unidades da 1ª Região está disponível no portal do TRF1.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF1.