NAS do TRF5 passa a usar prontuário eletrônico e serviço de telemedicina

    Com o objetivo de dar celeridade e continuidade aos atendimentos médicos de magistrados e servidores, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 adquiriu uma nova plataforma de serviço médico, que reúne os sistemas de prontuário eletrônico e de telemedicina. As licenças para utilização dos serviços foram adquiridas para o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5 e para os núcleos de saúde das Seções Judiciárias vinculadas, cabendo a cada unidade a organização dos procedimentos para utilizar a ferramenta.

    Com a utilização do prontuário eletrônico, as informações sobre o histórico de saúde do paciente estarão disponíveis mesmo que de forma remota. Antes, os dados eram atualizados manualmente, com todas as informações registradas em papel. Além do desgaste do material com o tempo, o acesso às informações foi prejudicado com a pandemia da Covid-19, que impôs a necessidade de distanciamento social e, consequentemente, o teletrabalho. Com a recente aquisição da plataforma, os dados pessoais dos pacientes foram migrados do Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SARH WEB) e os documentos com o histórico médico de cada um deles está sendo, aos poucos, digitalizado pela equipe do NAS, com absoluto respeito ao sigilo das informações.

    Já o serviço de telemedicina será disponibilizado, inicialmente, para dar continuidade à realização dos exames periódicos. Pelo sistema, é possível realizar uma videoconferência com o médico, inclusive com a consulta ao prontuário eletrônico. O serviço obedece a todos os protocolos de segurança de dados e sigilo das informações sobre o paciente que são determinados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Magistrados e servidores do TRF5 interessados em agendar o exame periódico devem entrar em contato com o NAS, através do telefone 3425.9296. Marcada a consulta, o paciente receberá um link para o contato com a equipe médica. ​

     

     

    Fonte: Divisão de Comunicação Social do TRF5.
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