Justiça Federal da 1ª Região adota medidas que reforçam segurança cibernética

    Em observância ao Plano de Ação de Segurança Cibernética da Justiça Federal, instituído pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), a Justiça Federal da 1ª Região (JF1) tem adotado medidas que visam reforçar a segurança cibernética da instituição.

    O Plano de Ação, que atende ao CJF e aos órgãos da Justiça Federal de 1º e 2º graus, estabelece as ações que devem ser implementadas pelas instituições em seis categorias: Ações Iniciais; Atividades Críticas; Ativos de informação críticos; Plano de tratamento de riscos críticos; Monitoramento e Protocolo de investigação para Ilícitos Cibernéticos.

    Nesse sentido, no âmbito da 1ª Região, já foram publicadas as políticas de Controle de Acesso Lógico (Portaria Presi 10918140, que prevê a troca de senhas de todos os usuários da JF1) e a de Backup e Recuperação de Dados Digitais (Portaria Presi 10264108). Além dessas políticas, as unidades de Tecnologia da Informação do TRF1 estão produzindo também as políticas de Segurança de Acesso Físico e Ambiental; de Utilização dos Recursos de TI e de Processo de Gerenciamento de Incidentes de Segurança da Informação.

    Apesar de estarem classificados como documentos acessórios nacionais, o TRF 1ª Região também está cuidando da criação das normas de Classificação de Informações e de Gestão da Continuidade de Negócios.

    Como medida de reforço à segurança, foram indicados, ainda, membros para as Comissões Locais de Segurança da Informação (CLSI) e de Resposta a Incidentes de Segurança da Informação (CLRI). A CLRI passou a contar, também, com um e-mail institucional – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – e com uma caixa no SEI para facilitar a comunicação entre os membros e proporcionar maior segurança das informações.

    A JF1 tem investido, ainda, na capacitação dos profissionais na área de Segurança da Informação com a promoção de cursos em parceria com a Escola Superior de Redes (ESR) e com a contratação da plataforma Alura, que oferece cursos on-line na área de tecnologia da informação.

     

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF1.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.