Caravana Virtual do TRF1 destaca iniciativas bem sucedidas para melhorar a prestação da Justiça

    Criada em setembro de 2020 para conectar os Centros de Inteligência da 1ª Região e propor soluções para as demandas judiciais com foco em uma prestação jurisdicional mais eficiente, a Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint 1) realizou, na manhã dessa terça-feira, 26 de outubro, a Caravana Virtual do TRF1: Impactos da atuação da Rede de Inteligência da 1ª Região no Sistema de Justiça. O evento foi transmitido pelo 

    .

    O presidente do TRF1, desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, abriu a Caravana Virtual enfatizando o esforço da magistratura pela busca constante de um modelo de Justiça mais moderno e que atenda às necessidades dos cidadãos de forma efetiva. “Sinto-me, de fato, em uma caravana virtual, não só por estamos aqui on-line, mas também por esse trabalho que estamos desenvolvendo, pois nos vemos em uma eterna caminhada pelo aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Vejo aqui inúmeros magistrados e magistradas que se dedicam a buscar novas formas de criar modelos em substituição a esse já ultrapassado que temos. Hoje nós estamos em um novo contexto em que a preocupação dos magistrados não é mais o processo na sua essência, pois esse modelo já se esgotou; mas procuramos atender o jurisdicionado. Essa é a nova tendência do processo, por isso eu saúdo eventos desse tipo porque vejo neles o embrião da construção de uma nova prestação jurisdicional”, elogiou.

    Em seguida, o coordenador da Reint 1 e mediador da Caravana Virtual do TRF1, desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, falou do papel da Rede de Inteligência do Tribunal com destaque à sua característica de espaço de diálogo e trocas. “A Rede de Inteligência tem sido campo desenvolvido pelos juízes federais e pelos servidores em um espaço horizontal de conhecimento. É o espaço para partilhar experiências, ansiedades, aflições, perspectivas. Vivemos em uma sociedade do conhecimento e é necessário que nós possamos criar esse espaço de liderança, que possa se formar uma espécie de inteligência coletiva para a 1ª Região, que é muito grande e diversa nas suas naturezas e culturas”, destacou.

    A palestra de abertura da Caravana foi realizada pela ministra do Superior Tribunal de Justiça, Assusete Magalhães, que falou da importância do gerenciamento de precedentes e os impactos da atuação dos Centros de Inteligência (confira os detalhes).

    A juíza federal diretora do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais e também mediadora do evento, Vânila Cardoso, relacionou o trabalho dos Centros e Redes de Inteligência com a criação de uma Justiça do futuro em que a solução de problemas dispostas em Notas Técnicas muda a história e transforma a efetividade do Sistema de Justiça. “O efeito das notas técnicas faz história e nós estamos na Justiça do futuro onde existe diálogo entre ministros, juízes e servidores da Justiça. Essa atuação gera um efeito sistêmico positivo no Judiciário, que talvez nós não consigamos ainda ter uma noção exata do tamanho disso. Nós estamos aqui em um espaço institucional para auxiliar o sistema a ser efetivo e eficiente e, acima de tudo, a ser justo. Nós vamos colher os frutos das caravanas durante muito tempo. Sem sombra de dúvidas, ver o resultado desse trabalho nos rincões do Brasil não tem preço; é algo que emociona a todos nós. Estamos nos tornando uma inteligência só; é algo de uma nova era, de novos tempos. Vamos dividir o conhecimento, vamos dividir tudo aquilo que aprendemos e fizemos de melhor”, avaliou.

    A Caravana ainda teve a mediação do coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep) do TRF1, juiz federal Roberto Veloso, que ressaltou as expectativas para o futuro. “Essa é uma caravana virtual que somente nos traz esperança de um futuro melhor para a Justiça e para os jurisdicionados”, elogiou.

    A realização de Caravanas Virtuais pelos tribunais brasileiros é um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para promover a troca de ideias entre os segmentos da Justiça aprofundando o debate sobre temas como gestão de precedentes, demandas de massa, estruturação dos centros de inteligência entre outros assuntos discutidos e publicados em Notas Técnicas.

    Confira a cobertura das palestras proferidas durante a Caravana Virtual do TRF1. 

    !

     

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF1.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.