Entre os dias 30 de janeiro e 11 de fevereiro, 993 audiências de conciliação, instrução e julgamento, com prolação da sentença/ato judicial pertinente, foram realizadas durante mutirão do Juizado Especial Federal (JEF) adjunto da Subseção Judiciária de Picos/PI. A partir das audiências, que resultaram em 42% de acordos, foi possível atingir mais de R$ 6 milhões referentes a retroativos já liquidados.
De acordo com a juíza federal Monique Martins Saraiva, titular da Vara Única da Subseção, o montante de mais de R$ 6 milhões corresponde substancialmente a verbas devidas a jurisdicionados socialmente vulneráveis e, consequentemente, contribui para a irrigação da economia das localidades onde eles residem no semiárido do estado do Piauí.
Segundo relatório do diretor da Secretaria da Subseção de Picos, Manoel Kliemann, os benefícios apreciados foram predominantemente os de aposentadoria rural, mas também houve ações visando auxílio-doença previdenciário rural e salário-maternidade rural.
Esse é o primeiro de vários eventos que deverão ocorrer ainda este ano nos JEFs da 1ª Região, sempre com o apoio da Coordenação dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef) e por meio de seu coordenador, desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão.
Fonte: SJPI.