A Seção Judiciária do Pará (SJPA) lançou, no último dia 2 de agosto, no auditório da unidade, em Belém (PA), o Laboratório de Inovação da Justiça Federal do Pará (InnovJus). A cerimônia contou com as presenças do diretor do Foro, juiz federal Domingos Daniel Moutinho; do diretor da Secretaria Administrativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues; e com a palestra do coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), José Fernando Barros e Silva, que abordou o tema “Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Justiça”.
O nome e a logomarca do laboratório foram escolhidos após uma pesquisa feita entre magistrados, servidores, estagiários e demais colaboradores da Seccional, que não apenas puderam escolher as suas preferências como também tiveram a oportunidade de se inscrever como voluntários do InnovJus.
O diretor do Foro, Domingos Daniel Moutinho, ressaltou que muitas vezes é necessária a inovação “para que a Justiça Federal siga prestando seus serviços com eficiência”.
Em sua palestra, José Fernando Silva, que é bacharel em Sistemas de Informação e Direito e está cursando Especialização em Docência pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), abordou o conceito de inovação, bem como a distinção entre seus tipos.
Silva também destacou a importância de aplicar a inovação para resolução de problemas e melhorar a eficiência dos trabalhos executados pelo Poder Judiciário. Ele apresentou, ainda, os laboratórios existentes no âmbito da Justiça Federal do Brasil inteiro, especificamente o IluMinas (Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 6ª Região), além dos projetos que já foram implementados pelo laboratório.
Leia a matéria na íntegra no portal da SJPA.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Tribunal Regional Federal da 1ª Região.