A Ajufe comunica a realização do 6º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (Enajun), que em 2023 tem o tema: “História, Memória e Direitos”. O Encontro ocorre entre 22 e 24 de novembro, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.
A mesa de abertura, na noite do dia 22, debaterá origens e caminhos futuros, com o tema “Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros - de onde viemos e visões para o futuro”.
No dia 23, serão abordados os três eixos do evento: “História”, “Memória” e “Direitos”, com painéis que discutirão: “O racismo e o colonialismo como fundadores da nação brasileira”; “Resistir para (re)existir: estratégias de luta e de permanência da população negra no Brasil”; “Ações afirmativas como estratégia de transformação dos espaços e poder”; e “O corpo negro - o direito à vida, à terra e à cidade”.
Já no dia 24, o enfoque será dado ao eixo “Memória”. A mesa de encerramento terá como tema “Nossos passos vêm de longe”.
Gente que Inspira
Por fim, no dia 24, ocorrerá, uma nova edição do projeto “Gente que Inspira”, do TST, que homenageará parlamentares negras e negros que fizeram parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/88: a deputada federal Benedita da Silva, o senador Paulo Paim e o ex-deputado federal Edmilson Valentim.
Livro
Durante o Enajun, ainda será lançada a obra coletiva “Interseccionalidade, gênero e raça e a Justiça do Trabalho”, organizada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). O coquetel de lançamento será no dia 22 de novembro, às 20h30.
Certificação
O Enajun será realizado no auditório Ministro Mozart Victor Russomano, com transmissão ao vivo no canal do TST no YouTube. A participação (presencial ou virtual) contará com certificação.
------------------------------------------------
SERVIÇO
6º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros
Data: 22 a 24 de novembro
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeh9Np6GmnKS140EJUDJOSg0ddG1-SfJyalbw_9P-WK6mVmLw/viewform?pli=1
Local: Auditório Ministro Mozart Victor Russomano, sede do TST em Brasília, e transmissão ao vivo no canal do TST no YouTube (https://www.youtube.com/user/tst).