Um projeto inédito, focado em incentivar e potencializar as oportunidades de emprego para pessoas em situação de rua. Esse é o “Parceiros da Inclusão”, que foi lançado durante o Pop Rua Jud, uma iniciativa da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), ocorrida dentro da programação da II Semana de Conciliação e Cidadania da Justiça Federal da 5ª Região. Apesar de recente, o projeto já conta com assinaturas dos primeiros contratos de emprego.
Três pessoas que estavam em situação de rua foram incluídas novamente no mercado de trabalho, sendo contratadas para as funções de auxiliar de produção, embalador e operador de perecíveis, em supermercados locais e em uma indústria de sorvetes.
Antes de se submeterem às entrevistas de emprego, eles receberam barbeador, roupas limpas, sandálias e foram encaminhados a um "Chuveiro Solidário”, para tomar banho. Os contratados também participaram de uma dinâmica com o Senac, para orientações sobre empregabilidade.
As empresas e instituições que aderiram ao projeto receberam o certificado “Parceiro da Inclusão”. Sterbom, supermercado Nordestão, Ferreira Costa, Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Secretaria Municipal de Assistência Social, Fiern e Senac foram as primeiras reconhecidas.
A juíza federal Lianne Motta, idealizadora do projeto, explicou que a ideia surgiu durante audiências realizadas no Núcleo 4.0 da JFRN, voltadas para pessoas em situação de rua. “Observávamos que as pessoas em situação de rua também sofriam preconceito e tinham grande dificuldade para serem inseridas no mercado de trabalho. A partir disso, foi idealizado o programa”, explicou.
No total, 165 voluntários(as) estão participando da ação de cidadania, entre integrantes da JFRN e do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT 21).
II Semana Regional de Conciliação e Cidadania
A ação da JFRN acontece dentro da programação da II Semana Regional de Conciliação e Cidadania, promovida pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 5ª Região. As atividades de conciliação e de serviços sociais para a população (emissão de documentos, vacinação, entre outros) acontecem no Rio Grande do Norte e nos outros cinco estados que compõem a 5ª Região: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.