Magistrados da 3ª Região visitam o ITA para discutir uso de tecnologias na Justiça Federal

    Áreas de Inteligência Artificial e gestão de dados podem auxiliar o sistema judiciário 

     

    A presidente da Comissão Permanente de Informática da 3ª Região, desembargadora federal Daldice Santana, e os juízes federais Caio Moysés de Lima e Arthur da Silva Moreira fizeram uma visita, no dia 7 de fevereiro, ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos/SP. O encontro teve como objetivo estreitar laços para o desenvolvimento de tecnologias auxiliares para os trabalhos da magistratura. 

    Pela segunda vez, os magistrados estiveram no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde se reuniram com especialistas em Engenharia da Computação do ITA.  

    A comitiva da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R) foi recebida pelo reitor do ITA, professor doutor Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi; pelo pró-reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional, professor doutor Maurício Vicente Donadon; pelo chefe da Divisão de Ciência da Computação, professor doutor Carlos Henrique Costa Ribeiro; pelo chefe da Divisão de Projetos, Desenvolvimento e Inovação, professor doutor Lucas Compassi Severo, além de outros professores e membros do efetivo militar. 

    Entre as possibilidades discutidas, destacou-se o desenvolvimento de uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA) e gestão de dados, para tornar os processos judiciais mais eficientes e versáteis. 

    A desembargadora federal Daldice Santana ressaltou a importância da aproximação com o meio acadêmico.  

    “O ITA é uma referência nacional e internacional. Poder compartilhar esse conhecimento com as necessidades reais da população e construir soluções eficazes é algo que contribui significativamente para todos”, destacou. 

    O reitor do ITA, Guilherme Lorenzi, celebrou o fortalecimento institucional.  

    “O ITA sempre se dedicou ao desenvolvimento da sociedade por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Contribuir para uma área tão essencial como a Justiça é algo que nos motiva. Faremos o possível para que essa parceria alcance resultados concretos e bem-sucedidos", afirmou. 

    O pró-reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Maurício Donadon também comemorou as tratativas para uma parceria entre o instituto e a JF3R.  

    “Nesta etapa, estamos avançando em relação aos detalhes técnicos e áreas que poderão ser abrangidas pelas pesquisas desenvolvidas no ITA”, comentou. 

     

     


    Com informações do ITA e Assessoria de Comunicação Social do TRF3.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br