Neste sábado (8), o programa “Justiça para Todos”, veiculado pela TV Justiça, entrevista o secretário-geral da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Rodrigo Machado Coutinho. Na edição, ele falará sobre o trabalho associativo realizado e as principais pautas defendidas pela entidade no Congresso Nacional.
Na entrevista, o magistrado destacou a parceria firmada durante o “I Encontro Internacional da Ajufe”, que ocorreu em Buenos Aires, entre a Ajufe e a Ajufe Argentina, para possibilitar o intercâmbio de informações sobre corrupção, e meios para aperfeiçoar ambos sistemas de justiça.
Outro ponto abordado foi o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que foi desenvolvida pelo TRF4, para agilizar e desburocratizar o trâmite dos processos administrativos, e que em breve será utilizado pela Ajufe, diante de contrato de cessão assinado com o Tribunal da 4ª Região.
“É um sistema utilizado, hoje, em mais de 300 órgãos da Administração Pública. A economia para o Estado é de pelo menos 2 bilhões de reais. Protegem-se também os recursos naturais, dada a desnecessidade do uso de papel, transporte de processos, etc.”, destacou Coutinho.
O programa ainda contará com a visão da Ajufe sobre os projetos que tramitam no Congresso Nacional, como por exemplo a reforma do Código Penal, a violação de prerrogativas dos advogados, Extrateto, criação do fundo de custas da Justiça Federal e outros textos que tramitam no Legislativo e podem, de alguma forma, prejudicar a independência da Magistratura Federal ou ter relação com a Justiça Federal.
O “Justiça Para Todos” vai ao ar aos sábados, às 16h30, com reprises aos domingos (15h), segundas (11h), quartas (11h) e sextas (11h).