A secretária-geral da Ajufe, Clara Mota, reuniu-se, nesta quinta-feira (19/11), com representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM) para debater o projeto "Fortalecendo a Capacidade do Sistema de Justiça para Prevenir e Processar o Tráfico de Pessoas e Crimes Relacionados no Brasil".
A iniciativa é um desdobramento do termo de cooperação entre as instituições, firmado em 2018, e conta com apoio do Conselho Nacional de Justiça, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e da Escola de Magistrados do TRF3 (EMAG). A partir desse projeto, financiado pelo Fundo da OIM para o Desenvolvimento, serão realizadas ações para o enfrentamento ao tráfico de pessoas.
O projeto envolve a realização de estudo para aperfeiçoar o combate ao tráfico de pessoas no sistema de justiça, por meio de campanhas informativas, treinamentos para juízes, dentre outras medidas.
A ideia é que um grupo de trabalho, formado por representantes das cinco entidades envolvidas na iniciativa, se reúna periodicamente para estabelecer prioridades e detalhar a execução das ações.